Antes de comprar o carro desejado, alugue para conhecê-lo

De Revista Quatro Rodas
dirigindo

Você vai trocar de carro e já tem em mente o que quer, mas não o conhece. Apesar do apelo emocional que ele lhe impõe e do depoimento de amigos, membros de fóruns ou avaliações de sites ou revistas, o modelo ainda pode ser um completo desconhecido para você.
Saber como ele anda, como você vai se adaptar a ele e outros detalhes, não podem ser percebidos apenas com aquela “voltinha” do test drive dos concessionários. Se não houve experiência anterior com o modelo, uma boa dica para não se decepcionar após a compra é aluga-lo.
O aluguel do carro desejado é uma alternativa interessante, que vai dar ao pretendente um conhecimento maior do automóvel que escolheu para ser seu. As locadoras possuem uma vasta gama de modelos e versões, indo de segmentos mais populares até os luxuosos, incluindo até comerciais leves.
dirigindo-com-familia
Ao alugar, faça uma análise dos pontos positivos e negativos que percebeu no carro. Nem sempre o modelo em mente atende todas as suas necessidades e desejos. Rode pelos mesmos caminhos que faz com seu carro, estacione nos lugares de sempre, a fim de verificar se ele cabe nas vagas e veja o espaço que ele ocupa em sua garagem.
Além disso, deve-se prestar muita atenção em como a família se acomoda dentro do veículo, especialmente no banco traseiro, bem como a bagagem ou compras alojadas no porta-malas, que é um dos fatores mais importantes para determinar a compra. E igualmente relevante, como você se sente dentro do carro. Observe a ergonomia e a posição de dirigir para ver se lhe agrada.
A visibilidade, facilidade em manobrar, conforto dos bancos, sistema de áudio e outros dispositivos de entretenimento e informação também devem ser analisados. Até mesmo o fechamento das portas pode se transformar em um arrependimento. Não que você vá desistir do carro por isso, mas este somará aos pontos negativos observados no modelo. Afinal, não existe o carro perfeito.
posição-de-dirigir
Verifique o consumo em cidade e estrada (detalhe que varia de acordo com o motorista) e observe a performance quando carregado. Comportamento de suspensão, direção, freios ou iluminação noturna, por exemplo, serão melhor observados durante o aluguel do modelo por alguns dias. Outra dica é locar o veículo com quilometragem mais alta.
O intuito é verificar como o carro ficará após milhares de quilômetros rodados. Verifique o estado do acabamento, montagem dos materiais e sua qualidade, ruídos, desgastes, infiltrações de água ou poeira e o comportamento do veículo. Fazer uma viagem com o automóvel também será de grande utilidade para conhece-lo melhor. Após tudo isso, ficará bem mais fácil decidir se assinará o cheque ou desistirá da compra.
Bom, mas e se o veículo não for novo? Há também uma alternativa. Algumas locadoras disponibilizam o carro seminovo desejado pelo cliente. Nesse caso, ele pode alugar o veículo pretendido por um determinado período, a fim de conhece-lo melhor. Se o resultado for positivo para a compra, a empresa não cobrará a locação realizada.
Fonte: Notícias Automotivas

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.