BMW faz recall de 5 carros no Brasil por defeito na caixa de direção

Defeito afeta 5 unidades dos modelos Série 4, X3 e X4.
Proprietários devem agendar a troca gratuita do componente.

Novo BMW X3 (Foto: Divulgação)
Novo BMW X3 (Foto: Divulgação)

A BMW convocou nesta quarta-feira (28) os donos de 5 veículos da marca para atenderem um chamado de recall, por causa de um problema na caixa de direção que pode tornar manobras mais difíceis e até causar incêndio.

Modelos e chassis envolvidos
420i Cabrio Sport GP – P586273
428i Cabrio Sport GP – P782425
X3 xDrive20i – 0B70208
X3 xDrive20i X Line – 0B70218
X4 xDrive35i M Sport – 0N51560

Os veículos com defeito foram produzidos entre 27 de novembro de 2014 e 27 de julho de 2015. Todos os proprietários já foram localizados e contatados, segundo a BMW.

De acordo com o comunicado, o contato elétrico do comando para a direção assistida “pode não ser resistente durante a vida útil do veículo”.

Os proprietários devem agendar a troca gratuita da caixa de direção em um concessionário autorizado. O reparo leva cerca de 4 horas, informou a BMW.

Outro problema
Os modelos X3 e X4 também foram chamados recentemente para a oficina, por causa de uma falha na fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Cerca de 5,2 mil unidades estão envolvidades neste chamado.

Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Segundo levantamento do Procon-SP, apenas 12,82% dos chamados de recall foram atendidos no 1º semestre.

Entre janeiro e junho, 911.028 veículos foram convocados para recalls no Brasil, mas apenas 116.830 compareceram às oficinas. De acordo com o Procon-SP, o número é “preocupante”.

Fonte: Auto Esporte

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.