Dicas para conduzir e manter o seu carro blindado

Uma blindagem convencional de nível III-A (vide matéria a respeito) deve adicionar em um veículo com carroceria do tipo sedan (Corolla, Jetta, Civic, etc) cerca de 140Kg e para um veículo com carroceria do tipo SUV de pequeno porte (HR-V, Creta, WR-V, Q3, etc) cerca de 190Kg. Para um SUV de maior porte o peso adicional deve se situar na faixa de 250Kg.

Com a adição deste peso, que equivale a cerca de 2 a 3 pessoas de porte médio no veículo, as sensações transmitidas ao condutor, bem como as reações do veículo são diferentes de um veículo sem a blindagem e certamente exigirão maior atenção de quem o conduz.

Uma das primeiras mudanças percebidas é a reação do veículo ao se frear, que exigirá um espaço maior para concluir a frenagem e automaticamente obrigará que o condutor mantenha uma distância maior do veículo à frente.

Dos componentes agregados ao veículo que promovem a blindagem, o vidro é de longe, o de maior densidade, ou seja, aquele com maior peso agregado por área. Em se tratando de nível III-A os componentes aplicados ao veículo possuem as seguintes grandezas de ordem:

– vidros : de 36Kg/m2 a 47Kg/m2  (conforme tecnologia/composição utilizada na confecção dos vidros)
– aço : cerca de 22Kg/m2
– aramida : cerca de 4Kg/m2

Como os vidros ficam situados sempre na parte superior do veículo, podemos afirmar que a maior parte do peso agregado, consequentemente, também está na parte superior, o que pode deslocar ligeiramente o centro de gravidade do veículo para cima. Na prática isso significa que o veículo pode vir a apresentar algum comportamento diferente do convencional, como por exemplo maior inclinação em curvas, principalmente em modelos do tipo SUV.

Além dos cuidados na direção, como já abordamos em outras matérias, não podemos esquecer dos cuidados tradicionais com o blindado, tais como: não bater as portas com vidros abaixados, não utilizar ventosas no parabrisa para apoio de celulares ou ainda ventosas com cortinas para bebês, evitar a exposição  dos vidros blindados ao sol, evitar direcionar o fluxo do ar condicionado para os vidros, não esquecer de travar as portas do veículo, não abrir o teto solar, entre outros.

Pode parecer muita informação, mas são pequenos cuidados que exercitados diariamente se tornam hábito e ajudam na condução e manutenção do seu carro blindado.

Fonte: Portal Blindados

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.