Frente parlamentar promove evento em apoio ao Maio Amarelo

Maio-Amarelo3-246x300

A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro promove, nesta terça-feira (27), na Câmara dos Deputados, uma reunião de trabalho em apoio ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. No Brasil morrem por ano mais de 44 mil pessoas, o que dá um saldo de 122 mortos por dia ou 5 mortos a cada hora.
 
O objetivo do evento é ouvir órgãos governamentais e discutir o tema “Brasil – Três anos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito/Maio Amarelo – Resultados e Perspectivas”. Foram convidados representantes do Denatran e dos Ministérios da Saúde, Cidades, Transportes e Justiça, que deverão expor dados e estatísticas acerca da violência no trânsito, bem como ações realizadas e previstas para redução desses números.
 
O presidente da frente parlamentar, deputado Hugo Leal (Pros-RJ), espera que os dados apresentados na reunião de trabalho “sirvam de norte para que o poder público e a sociedade civil possam se debruçar sobre o assunto e rever o que foi feito de positivo ao longo dos três anos em relação ao trânsito e às campanhas educativas e preventivas. Assim será possível melhorar o que deu certo e começar a fazer o que ainda não foi feito”.
 
A reunião da frente parlamentar começa às 9 horas, no plenário 2.
 
Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi criado para fortalecer o compromisso assumido pelo Brasil com a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), que pretende reduzir em 50% a violência nas ruas e estradas de todo o mundo. Sua principal proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo.
 
O objetivo do movimento é promover ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema segurança viária. A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.
 
Foi em maio que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. Também é realizada em maio, desde 2013, a Semana Mundial de Segurança do Pedestre. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.
 
Com informações da Agência Câmara
 
Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.