Google se une a maior grupo global de montadoras para colocar Android em carros

O Google se uniu a algumas das maiores montadoras do planeta para colocar o Android em carros do mundo inteiro. A partir de 2012, veículos da Renault, Nissan e Mitsubishi vão sair de fábrica já com a versão do Android para automóveis instalada.

Com isso, os carros dessas empresas vão usar o software do Google como sistema operacional responsável por entretenimento e navegação GPS. Donos desses veículos vão poder acessar apps disponíveis na Play Store e até mesmo usar os comandos de voz oferecidos pelo Google Assistente.

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que une as três montadoras, considera a inteligência artificial do Google como parte fundamental dos carros do futuro. “O Google Assistente, que usa a tecnologia de AI do Google, pode se tornar a forma principal como consumidores vão interagir com veículos sem o uso das mãos,” disse o vice-presidente global de veículos conectados do grupo de montadoras Kal Mos.

O Google tenta conquistar o mundo dos carros já faz algum tempo, mas as iniciativas da empresa até agora não deram resultados satisfatórios. Com o acordo feito com a aliança de montadoras, a história pode mudar: Renault, Nissan e Mitsubishi representaram juntas mais vendas globais de veículos no ano passado do que qualquer outro grupo de empresas do setor.

Apenas em 2017 foram 10,6 milhões de carros vendidos pelo mundo pelas três empresas – e a expectativa é que o número fique perto disso em 2018, já que até o fim de junho as montadoras venderam 5,54 milhões de carros.

O acordo não prevê exclusividade do uso do Android nos carros das empresas – elas ainda vão criar veículos compatíveis com outros sistemas do mercado, como o CarPlay da Apple.

Fonte: Olhar Digital 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.