Como a mobilidade urbana impacta as empresas?

mobilidade urbana é um tema em alta e a tendência é que sua importância esteja cada vez mais evidente no mundo todo. Esse conceito tem feito a diferença em grandes cidades de vários países, e, no Brasil, tem se fortalecido bastante. Já está consolidada a ideia de que a mobilidade influencia a qualidade de vida das pessoas e, por isso, precisa ser planejada.

Além de impactar a saúde e o bem-estar de todos, a mobilidade urbana também tem relação com a economia e a produtividade. Assim, as empresas podem se beneficiar muito de práticas sustentáveis, otimizando seus processos e se apresentando como uma organização inovadora.

Saiba como as opções de transporte corporativo estão mudando e entenda os impactos disso no papel das empresas em nossa sociedade:

Por que a mobilidade urbana é importante para as empresas?

Todos os dias, milhões de pessoas saem cedo de casa com um objetivo comum: começar mais uma manhã de trabalho. Com todos saindo de carro e usando o transporte público ao mesmo tempo, o congestionamento, a poluição e o estresse do trânsito se tornam nossos companheiros no trajeto até a empresa.

Os funcionários, que precisam enfrentar esses desafios logo nas primeiras horas do dia, muitas vezes chegam ao seu local de trabalho já com sinais de cansaço e irritação. Além de afetar a qualidade de vida deles, isso impacta também na sua produtividade na empresa.

Por esses motivos, podemos dizer que as soluções na mobilidade urbana passam, necessariamente, por mudanças corporativas. Quanto mais empresas se engajarem nessa causa, mais próximos estaremos de diminuir os congestionamentos, a violência no trânsito e a poluição ambiental.

Para as empresas, a melhoria da mobilidade urbana significa redução de custos, mais produtividade, responsabilidade ambiental e qualidade de vida para seus colaboradores.

Em contrapartida, com alternativas de deslocamento, os colaboradores conseguem otimizar seu tempo no tráfego e aumentar a dedicação no trabalho.

Nesse cenário, os empresários que investem na mobilidade corporativa, além de contribuir com a responsabilidade ambiental da cidade, colhem benefícios diretos. Atuando no bem-estar dos funcionários, o índice de faltas e atrasos vai diminuir, assim como a rotatividade de bons profissionais nas suas equipes.

Caem, também, os números de acidentes de trabalho e de afastamentos por questões de saúde. Há, ainda, vantagens econômicas, como o aumento da produtividade, a redução dos custos com estacionamento, a otimização dos processos e a geração de marketing positivo — os clientes procuram por empresas inovadoras e comprometidas com a sustentabilidade.

Que estratégias podem melhorar a mobilidade corporativa?

Mesmo em organizações que não controlam o deslocamento dos colaboradores, é possível investir na mobilidade corporativa com algumas ações simples. A primeira delas é compartilhar informações e estimular práticas sustentáveis.

Alguns funcionários não conhecem as opções de mobilidade oferecidas em sua cidade, ficando limitados ao carro individual ou a apenas um tipo de transporte coletivo. Entretanto, muitos municípios estão aumentando sua rede, criando e integrando alternativas, como bicicletas, carros compartilhados e outras opções de transporte coletivo (trens, metrôs, BRT e VLT).

Assim, a empresa pode utilizar seus canais de comunicação interna para incentivar mudanças nos hábitos de deslocamento dos funcionários, estimulando a racionalização do uso do carro e apresentando alternativas. Uma boa ideia é fazer campanhas de conscientização e reconhecer os colaboradores que apoiarem a causa.

Conhecer onde os funcionários moram e mapear seus trajetos é uma forma de iniciar a gestão de mobilidade na sua empresa. Veja algumas estratégias que trazem um impacto positivo para a organização:

Estimular a utilização do transporte público e de outros modais

Muitos funcionários podem optar pelo transporte individual por não conhecerem as facilidades das opções coletivas. Em algumas cidades, por exemplo, as ruas estão ganhando faixas exclusivas para ônibus, o que torna a viagem bem mais rápida. Além disso, as frotas estão sendo renovadas, deixando a experiência mais confortável.

Alguns colaboradores moram próximo ao trabalho e poderiam se deslocar com mais qualidade se fossem à empresa a pé ou de bicicleta. Essas são alternativas muito interessantes para a mobilidade corporativa, pois são econômicas, sustentáveis e promovem a saúde e o bem-estar de seus funcionários.

A empresa pode incentivar a adoção de alternativas ao compartilhar informações sobre a rede de transporte da cidade e adotar benefícios, como vale-transporte, construção de vestiários e bicicletários, além de premiações como forma de reconhecimento para quem opta pelos meios alternativos de deslocamento.

Incentivar a carona entre os colaboradores

Um dos problemas de utilizar o carro é que muitas pessoas andam sozinhas nesse meio de transporte. Assim, para melhorar a mobilidade urbana, uma das ações da empresa pode ser aperfeiçoar a viagem de quem não abre mão do veículo, pois combinar caronas minimiza os efeitos nocivos do transporte individual.

Podem usadas ferramentas como sites e aplicativos que façam o cruzamento dos trajetos dos funcionários e identifique proximidades para sugerir possíveis combinações. Os canais de comunicação da empresa podem ser utilizados para a oferta e a solicitação de caronas.

Fazer escalonamento de horários

Essa é uma solução inteligente para a maior causa dos congestionamentos nas grandes cidades. As empresas que trabalham com flexibilização de horários facilitam o deslocamento dos funcionários.

Ao chegar ou sair do trabalho em horários alternativos, o colaborador evita trânsito intenso e pode fazer seu trajeto de maneira mais rápida e muito menos estressante!

Terceirizar a frota de carros da empresa

Algumas empresas não podem abrir mão dos veículos corporativos, pois realizam alguns serviços em que ele se faz necessário. Então, a melhor opção é, sem dúvida, terceirizar a frota. Essa é a alternativa mais sustentável, já que otimiza a disponibilidade e privilegia a eficiência dos carros que vão para as ruas.

E também é a opção mais econômica. Ao terceirizar a sua frota, você garante que os veículos sejam um serviço da empresa, e não um bem — assim, você tem flexibilidade para atuar de acordo com as demandas reais. Além disso, você reduz custos, pois economiza com documentação, impostos, manutenção e renovação de frota.

A terceirização de frotas favorece a mobilidade corporativa, trazendo mais eficiência e o uso consciente dos recursos disponíveis.

Neste texto você viu qual é o impacto da mobilidade urbana nas empresas e de que forma é possível gerir melhor o deslocamento dos funcionários. Investir em mobilidade corporativa agrega valor à empresa, que melhora a qualidade de vida dos colaboradores, aumenta a produtividade e diminui os custos.

Que tal ajudar a fortalecer as ideias sustentáveis? Compartilhe este post nas suas redes sociais! E não se esqueça de conferir os nossos materiais gratuitos para download. São e-books, modelos e planilhas disponibilizados pela Locamerica, líder em terceirização de frotas no Brasil com mais de 2.000 clientes e uma frota com mais de 100 mil veículos devidamente regularizados e produtivos. Clique aqui e baixe gratuitamente!

Fonte: Locamerica

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.