Geração própria vai cortar até 16% da conta de energia na Localiza

SÃO PAULO • A Localiza, maior locadora de veículos do país, iniciou em março o programa de geração própria de energia, que vai abastecer toda a rede de lojas, de aluguel de carros e de revenda de seminovos. A empresa planeja reduzir de 12% a 16% as despesas com a conta de eletricidade com esse projeto.

As lojas da Localiza serão abastecidas por quatro usinas de geração de energia solar, localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Pernambuco, este ano. Na fase dois, as filiais nos estados que não possuem os requisitos necessários para a construção de usinas no modelo de autoconsumo remoto irão receber as placas de energia solar nos próprios telhados.

A meta da empresa é ter o fornecimento de energia para toda a rede de lojas até o fim de 2019, quando a geração anual será da ordem de 12,7 mil MWh/ano.
Os investimentos nas usinas e nas placas de energia vão somar R$ 20 milhões e serão bancados pela Axis Renováveis, por meio de um contrato de 20 anos. A empresa vai implantar e operar a plataforma de geração e distribuição.

“Nós não estamos comprando energia. O que fizemos foi um contrato de prestação de serviços com a Axis Renováveis, por meio do qual contratamos a instalação e a manutenção das placas”, disse o diretor de operações da Localiza, João Ávila.

O projeto se enquadra na Resolução 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na modalidade de autoconsumo remoto, em que a energia gerada pelas usinas será convertida em créditos para posterior consumo pelas unidades da Localiza que estiverem na mesma região de concessão da distribuidora de energia.

Segundo o diretor da Localiza, além de reduzir custos com eletricidade, o projeto de geração própria dá à empresa proteção contra oscilações nos preços da energia. “E esse projeto ainda contribui para atender aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, do qual a Localiza é signatária”, afirmou Ávila.

Segundo ele, a escolha pela Axis como fornecedora se deu pelo histórico, conhecimento técnica e capacidade financeira da empresa. “Vislumbramos esse projeto há três anos”, disse Ávila. O diretor da Localiza afirmou que após implementado na totalidade o programa de geração própria da Localiza vai representar o plantio de 76 mil árvores ou a economia de 3 mil toneladas por ano de dióxido de carbono (C02).

Fonte: Valor Econômico | Por João José Oliveira I Valor – 22/04/2018 às 14h14

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.