Tesla diz que veículo envolvido em acidente fatal estava em modo semiautônomo

Foi o segundo acidente com morte de motorista em carros da Tesla com esse recurso. O primeiro foi em 2016, quando carro bateu em caminhão; agora, colisão foi contra barreira.

Tesla Motors confirmou que o veículo Model X que bateu em uma barreira de concreto no último dia 23 em uma rodovia em Mountain View, na Califórnia (EUA), causando a morte do motorista, estava com o sistema de condução semiautônoma ativado.

Em comunicado divulgado neste sábado, a Tesla explicou que o motorista, Walter Huang, de 38 anos, não estava com as mãos no volante nos últimos 6 segundos antes do acidente.

“Nos momentos prévios à colisão (…) o piloto automático foi conectado”, disse a Tesla, acrescentando que “o motorista havia recebido antes, dentro da unidade, várias advertências visuais e sonoras de utilizar as mãos, e suas mãos não foram detectadas no volante durante os 6 segundos anteriores à colisão”.

“O motorista teve aproximadamente 5 segundos e 150 metros de alcance de visão antes de bater no obstáculo de concreto, mas os registros do veículo mostram que ele não reagiu”.

A vítima, que era engenheiro da Apple, morreu pouco depois do acidente em um hospital próximo.

O sistema Autopilot pode frear e acelerar por conta própria e permite aos motoristas deixar de dirigir durante períodos prolongados em certas condições, mas a Tesla exige que as mãos fiquem “o tempo todo” no volante, o que muitas vezes não é cumprido.

Barreira danificada antes

A Tesla acrescentou que a razão pela qual o automóvel autônomo sofreu um dano tão grande foi o fato de a barreira da pista “ter sido danificada em um acidente anterior sem ser substituída”.

“Nunca vimos este nível de dano em um Model X em nenhuma outra batida.”

A companhia – fundada há 15 anos pelo empresário sul-africano Elon Musk – também tentou minimizar os temores sobre sua nova tecnologia, alegando que o próprio governo dos Estados Unidos afirmou que o Autopilot seria uma forma viável “de reduzir o número de colisões em 40%”.

“Ninguém sabe dos acidentes que não aconteceram. (…) Cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem em acidentes automotivos. Se o atual nível de segurança do Tesla fosse aplicado em todos os carros, significaria cerca de 900 mil vidas salvas por ano.”

Outros acidentes

A batida fatal do Tesla aconteceu na mesma semana em que um veículo autônomo da Uber atropelou e matou uma pedestre, fazendo com que a empresa freasse seu programa de automóveis sem motorista.

Em 2016, o motorista de um Model S morreu quando o carro dele bateu em um caminhão enquanto estava no Autopilot, que controla o carro sozinho dentro de certas condições.

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