Peugeot 3008, a nova referência global da marca francesa

Utilitário esportivo é apresentado pela presidente da filial brasileira Ana Thereza Borsari

 

Presidente da Peugeot do Brasil apresentou o 3008 em Porto AlegreFoto: Wanderley Oliveira, DV/Avant

Robusto, sofisticado, moderno com interior futurista e bem completo, o novo 3008 chegou ao mercado brasileiro no momento em que a Peugeot reestrutura o posicionamento da marca. A presidente da Peugeot do Brasil, Ana Thereza Borsari, destaca que o utilitário esportivo é o primeiro modelo da ofensiva global da montadora francesa para ser a melhor marca generalista premium com vocação mundial. A apresentação do utilitário esportivo em Porto Alegre ocorreu na concessionária Avant, do Gupo Servopa. Peugeot 3008 Griffe 1.6 16V THP custa R$ 135.990.

Bom desempenho, bem completo e preço competitivo 3008 foi o Utilitário Esportivo do Ano de 2017 na EuropaFoto: Priscila Nunes/Especial

A Peugeot vive um novo momento no mercado brasileiro reforçado pela qualidade de produtos e serviços. Ana Thereza enfatiza que com a chegada do 3008, a marca consolida sua estratégia com base em quatro pilares de atuação: dois deles são compromissos e cuidados específicos com o cliente em todo o país.

O Rio Grande do Sul é um dos principais mercados no país opara a marca francesaFoto: Wanderley Oliveira, DV/Avant

Os programas da Peugeot buscam a fidelização do consumidor com compromissos de transparência, cuidado, respeito e excelência oferecidos. O Renova Peugeot, por exemplo, garante a recompra do veículo na troca por outro da marca pelo valor der 85% da Tabela Fipe. No evento da concessionária Avant,Ana Thereza destacou a importância dos estados da Região Sul para a marca. O Rio Grande do Sul, por exemplo, responde por 10% dos emplacamentos do utilitário esportivo compacto 2008.

A apresentação para a imprensa especializada foi no Rio de Janeiro

O 3008 chegou aos concessionários no mês passado com a expectativa de venda de 250 unidades por mês, número já foi superado. Pela procura, a executiva estima que o volume ficará entre 350 a 400 unidades/mês e já trabalha para aumentar a cota destinada ao mercado brasileiro. O 3008 é utilitário esportivo mais vendido na Europa, o que obrigou a PSA – Peugeot Citroën criar o terceiro turno na fábrica de Sochaux, na França.

Lanternas e faróis em LED, rodas de liga leve de 19 polegadas e aerofólio sobre a tampa do porta-malasFoto: Priscila Nunes/Especial

Cem quilos mais leve em relação ao modelo anterior, o 3008 é montado sobre a plataforma EMP2 do grupo PSA, compartilhada com o Citroën Picasso. A nova geração marca o fim da transição do monovolume para o utilitário esportivo e quebrou paradigmas como o volante pequeno como o volante pequeno com a base e a parte superior retas ou o i-cockpit 2.0 com tela TFT de 12,3 polegadas. Interior sofisticado, o bom desempenho é garantido pelo motor a gasolina 1.6 THP turbo, injeção direta de combustível, 165 cv e força (torque) de 24,5 kgfm que atua em conjunto com o câmbio automático de seis velocidades.

Direção com assistência elétrica e perfeito domínio do veículo com conforto e segurançaFoto: Renyere Trovão/Especial

A jornalista Priscila Nunes participou do Emotion Drive, realizado em junho durante a apresentação nacional do 3008 à imprensa especializada. p permitiu conhecer o bom desempenho do 3008. Foram 200 quilômetros percorridos na região serrana do Rio de Janeiro, a partir do Aeroporto Galeão com destino a Petrópolis e retorno para a Praia de Copacabana.

Sofisticado interior com revestimento em couro, volante digital, painel funcional e central multimídiaFoto: Peugeot, DV

O porte e o peso de 1.570 quilos não comprometem o comportamento do 3008. A direção com assistência elétrica macia e precisa garante o domínio ideal do 3008. O volante pequeno tem a base e a parte de cima retas. O câmbio automático de seis velocidades com troca sequencial de marchas e função Sport distribui bem nas rodas dianteiras os 165 cv e força(torque) de 24,5 kgfm do 1.6 THP. A suspensão firme permite rodar tranquilo com conforto e segurança dentro dos limites de velocidade, e reduzida inclinação em curvas. As rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus 235/50 R19 ajudam na estabilidade e também ao sentir o pavimento irregular.

Tela em forma de tablet sensível ao toque, intuitiva e interativa com smartphonesFoto: Peugeot, DV

 O interior chama a atenção pelo sofisticado acabamento com materiais de qualidade como o plástico emborrachado e tecido usado no painel e laterais das portas. Bancos em couro e detalhes cromados e em preto brilhante. O cluster digital customizado integra o conjunto tecnológico, a mais recente evolução do i-cockpit 2.0 já encontrada nos 2008 e 208, como um conceito inovador nos códigos tradicionais de condução. A tela TFT de 12,3 polegadas  é configurável. Os comandos são executados por seis teclas sofisticadas que remetem a um piano, chamadas de toggle switches, com acesso às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

Teto solar panorâmico e bancos envolventes em couro com cinco opções de massagemFoto: Peugeot, DV

No test-drive, também chamou a atenção da Priscila o sistema de massagemcom cinco opções nos bancos do condutor e acompanhante. “Testamos durante a descida da Serra com sucesso. Além disso, observamos as paisagens, sob o teto solar panorâmico – tradicional na maioria da linha Peugeot – mas que, agora, tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. A iluminação azul, Ambient Light, em LEDs, também agradou.”

Linhas harmônicas valorizadas por cromados, ampla área envidraçada e espaço para cinco ocupantesFoto: Priscila Nunes/Especial

Com 4 metros 45 de comprimento, 1m90 de largura, 1m62 de altura e entreeixos de 2m67, o 3008 oferece amplo espaço para os cinco ocupantes.  Partida por botão, volante com regulagem de altura e distância, a posição elevada de dirigir permite perfeita visualização do externa. Os bancos esportivos e envolventes com ajustes por comandos elétricos são confortáveis, o ar-digital de duas zonas é ótimo e a câmera de ré com linhas guia e os sensores na frente e atrás facilitam as manobras de estacionamento. Os controles de controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa auxiliam a condução e aumentam a segurança. O porta-malas de 520 litros pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro. Como típico veículo familiar conta com diversos porta-objetos e

Visual forte marcado pela ampla grade, para-choque e faróis que invadem as lateraisFoto: Priscila Nunes/Especial

O utilitário esportivo acompanha a identidade visual da marca. A frente é verticalizada, o capô longo e horizontal, a linha de cintura alta, proteção acompanha a parte inferior dos para-choques, caixas de rodas e base das portas. A face dianteira vertical é potente e valoriza a sensação de força, próxima da agressividade animal. A ampla grade com facetas cromadas é imponente. No centro, o leão da marca, proporções harmoniosas, faróis direcionais com tecnologia full LED e iluminação diurna em LEDs completam o conjunto.

A capacidade de 520 litros do porta-malas pode aumentar com o rebatimento dos bancos traseirosFoto: Priscila Nunes/Especial

 Os dados fornecidos pela Peugeot indicam que o 3008 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 206 km/h. Conforme o Inmetro, o consumo na cidade é de 9,2 km/l e na estrada de 11,5 km/l.

Fonte: Zero Hora

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.