Reformas determinarão crescimento do setor automotivo em 2017

4º Fórum da Qualidade Automotiva promovido pelo IQA em São Paulo discute os desafios do setor e as perspectivas de retomada

projetando-os-proximos-passos_site
O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) promoveu em 19 de setembro na capital paulista a quarta edição de seu fórum anual, que teve como tema principal a “Qualidade do Setor Automotivo para o Mercado Global”. O encontro reuniu executivos da indústria, diretores de instituições reguladoras e lideranças de entidades representantes de toda a cadeia automotiva. A edição 2016 foi apimentada pelos ares recentes da reunião de lideranças do setor com o novo Governo Federal que, entre outros assuntos, buscou soluções para a renovação da frota no país, medida considerada fundamental para o reaquecimento da atividade industrial.
O encarregado de dar as boas vindas aos convidados foi o presidente do IQA, Ingo Pelikan. Durante o discurso de abertura, o executivo – que também é coordenador da Comissão para Assuntos da Qualidade da Anfavea – destacou a importância da reunião de diversos players do setor em busca da solução dos principais problemas da cadeia de automóveis, sobretudo no momento que o país atravessa. Sobre a crise, aliás, Pelikan afirmou acreditar que o cenário atual, de pós-consolidação do impeachment, é propício para a retomada da normalidade no setor, em uma análise que destacou a máxima de que ‘o pior já passou’.


Montadoras em defesa das exportações

Na sequencia, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, falou sobre a política de planejamento na indústria automobilística. Na apresentação, ele destacou os desafios da indústria brasileira rumo à integração com o mercado mundial, se configurando como um dos centros de fabricação de produtos que serão comercializados em todo o planeta. “Não devemos pensar a indústria automotiva brasileira como algo apartado do resto do mundo. Não adianta produzirmos veículos estritamente nacionais para nosso mercado inteiro. A ideia é integrar uma cadeia global e sermos relevantes nela”, afirmou.
Outro tema abordado pelo presidente da Anfavea foi a retomada do setor em 2017. “Vamos voltar a crescer no ano que vem, não há dúvida. Mas o que não sabemos ainda é o tamanho desse crescimento”, projetou. Para Megale o volume de expansão está atrelado às reformas a serem implementadas pelo novo governo – algo que, para ele, tem caráter de urgência. “Sabemos que a questão política ainda vai demorar para se estabilizar, mas as reformas que precisamos não podem esperar uma completa estabilização desse cenário. É preciso que isso seja resolvido já nos próximos meses”, concluiu.
Fonte: novo varejo

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.