Temer tem reunião com representantes do setor automotivo para tratar do Rota 2030

O presidente Michel Temer recebe na manhã desta terça-feira, 24, no Palácio do Planalto, representantes de associações ligadas ao setor automotivo, que tentam convencer o governo a aprovar o Rota 2030, novo regime automotivo que terá duração de 15 anos. De acordo com a lista divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência, estão na reunião: Antonio Megale, Presidente da Anfavea; Aurélio Santana, Diretor Executivo da Anfavea; Alarico Assumpção Júnior, Presidente da Fenabrave; Dan loschpe, Presidente do Sindipeças; José Luiz Gandini, Presidente da Abeifa; Dino Arrigoni, Vice -Presidente da Abeifa; Edison Ruy, Diretor Financeiro da Abeifa.

Os ministros Eduardo Guardia (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Marcos Jorge de Lima (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) também participam da reunião, que conta ainda com a presença de Jorge Rachid, secretário da Receita Federal, do deputado Herculano Passos (PSD/SP), que é presidente da Frente Parlamentar – Mista em Defesa da Distribuição de Veículos Automotores e da Mobilidade.

Previsto para entrar em vigor em janeiro, o programa Rota 2030 segue pendente em razão da falta de consenso entre o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) – favorável ao projeto – e a Fazenda – contrária a incentivos às montadoras.

Na segunda-feira, o presidente fez uma reunião preparatória com os ministros para discutir o programa e mesmo sem ter chegado a uma solução decidiu receber hoje os empresários.

Agenda.

Após a reunião, o presidente fará um encontro com os líderes da Base Aliada no Senado Federal. Na semana passada, Temer fez uma reunião similar com os líderes da Câmara. O objetivo do governo é traçar prioridades na agenda legislativa.

Apesar disso, neste encontro deve ser discutido também o decreto que o governo fará para substituir a Medida Provisória da Reforma Trabalhista, que venceu na segunda. Na agenda presidencial, até o momento, há ainda um encontro, às 13 horas, com o deputado Jovair Arantes (PTB/GO), líder da Bancada do PTB, e com o deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP), vice-líder do PTB.

Às 16 horas, Temer recebe o deputado Arnaldo Jardim (PPS/SP) e às 17 horas, o presidente te uma reunião com Mário Limberger, presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas – FENATA e técnicos agrícolas.
Apesar de ainda não constar na agenda oficial, o presidente fará nesta terça à noite, no Palácio da Alvorada, uma reunião com presidentes de diretórios do MDB. Na semana passada, Temer já participou de um jantar com os emedebistas.
No encontro desta terça, o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que tenta se viabilizar como candidato do partido à Presidência, já confirmou presença.

Fonte: Estadão Conteúdo

Translate »