As ações que podem se beneficiar com a copa do mundo

bola

Hábitos dos brasileiros alavancam as vendas das empresas

Além de alegria para os torcedores, alguns dias a mais de folga e, quem sabe, muitos gols da seleção brasileira, a Copa do Mundo no Brasil também pode render algum dinheiro para os mais atentos. Há empresas que já são aposta de ganho na Bolsa de Valores por estarem direta ou indiretamente envolvidas no evento.
“Olhando no curto prazo para a Copa, há sim a possibilidade de empresas ligadas aos mercados afetados pelo evento ainda apresentarem bons resultados. Por isso, temos em mãos uma ótima oportunidade para retomar os investimentos em renda variável e gerar bons resultados enquanto esperamos a retomada do mercado como um todo”, explica Roberto Indech, responsável pela área de estratégias da plataforma de investimentos rico.com.vc.
A escolha, segundo o especialista, deve focar em empresas que terão giro elevado durante o evento esportivo. “Os setores de siderurgia e infraestrutura estão fora desse cenário, pois as capturas de receitas via construção de estádios, rodovias, aeroportos e outros ocorreu em sua grande maioria nos anos que antecederam o mundial. Assim, as atenções devem estar voltadas ao setor de consumo interno”, avalia Indech.
Novo ânimo
Apesar de o panorama na Bolsa não animar tanto os investidores – em 2013, o recuo chegou a 15% e 2014 iniciou com fortes baixas – alheio à Copa, também é possível levar em conta um cenário de melhora diante de um ano eleitoral com reflexos na real necessidade de ajustes no modelo de política econômica e fiscal do país.
“Caso sejam cumpridos esses ajustes – previamente apontados pelo comportamento do mercado de renda variável -, a Bolsa tende a ter um desempenho bem acima da média dos demais mercados globais. Adicionalmente, com as taxas de juros em patamares elevados, já há títulos do Tesouro do Governo Federal pagando praticamente 12% ao ano, o que resulta em uma dobra de capital investido em pouco mais de sete anos”, explica André Moraes, analista da rico.com.vc.
Na prática, segundo ele, isso significa que os mais conservadores podem ollhar com carinho para os títulos públicos, mas que esse pode ser um bom momento de voltar à Bolsa de Valores, acreditando na melhora da economia em longo prazo.
As apostas da copa do mundo
Lojas (Via Varejo e Magazine Luiza)
Elas já capturam os principais benefícios para este ano que devem ser gerados pela venda de televisões por conta do evento. Dois exemplos são Via Varejo e Magazine Luiza.
Ambev
Os jogos da Copa devem incrementar as vendas de cerveja país afora. Seja para comemorar um gol do Brasil ou afogar as mágoas pelos gols da Argentina, a expectativa é um incremento positivo de consumo de cerveja e outras bebidas vendidas pela Ambev.
Localiza
Com mais pessoas de fora circulando pelas cidades, é de se esperar incremento considerável de carros alugados rodando pelas ruas. No caso da Localiza, há a vantagem de a companhia possuir pontos de locações nos principais aeroportos do país.
Souza Cruz
A empresa poderá ter ganhos durante o evento em função do aumento de demanda por cigarros, pois nos momentos de comemoração e “tensão” as pessoas costumam fumar mais.
Cielo
Apesar do esperado aumento de concorrência no setor, também há uma expectativa pelo incremento de receita da empresa por conta do consumo interno de TVs, bebidas, viagens, locação de automóveis, artigos supérfluos, entre outros.
Gol
A malha aérea deverá aumentar substancialmente nos meses de junho e julho por conta das dimensões do país e da necessidade da utilização de aviões.
IMC
A rede de restaurantes situada em grandes aeroportos do país certamente se beneficiará com o aumento da demanda por refeições no período.
Frigoríficos – JBS e Marfrig
Poderão obter incremento significativo em relação ao mesmo período de outros anos. A receita deve surgir da venda de carnes para comemorações que ocorrerão ao longo do período do evento.
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.