A melhor maneira de conectar seus funcionários

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Estabelecer planos, metas e estratégias são ações cotidianas na vida de um empreendedor. Tudo em nome do crescimento da empresa. De fato, esse tipo de recurso é muito eficiente para fazer com que uma companhia se desenvolva, mas a melhor maneira de garantir essa evolução ainda é antiga: colocar a mão na massa.
É claro que nenhum empreendedor pode fazer isso sozinho e, por isso, contar com uma equipe bem alinhada é fundamental. Contudo, manter os funcionários conectados – entre si e com a missão da empresa – é um desafio quase maior que estabelecer novas estratégias.
Incentivar o comprometimento não é tarefa fácil e fazer com que os colaboradores assumam os objetivos da empresa para si só é possível com um recurso: o plano estratégico.
Confira a seguir seis passos simples para manter sua equipe bem alinhada e conectada com os objetivos da empresa:
Ponha o plano no papel
Planejamentos e estratégias soltos só vão tornar tudo mais confuso para os seus colaboradores. Ao invés disso, trabalhe em um documento de uma página que contenha as seguintes informações:
1.Seus objetivos
2.Sua missão
3.Seus valores fundamentais
4.O público-alvo e suas características
5.O posicionamento da marca
6.Três movimentos estratégicos em longo prazo
7.Atuais prioridades
Em outro documento você deve esclarecer ainda para os seus funcionários:
1.Os pontos fortes da empresa
2.Os pontos fracos da empresa
3.Possíveis oportunidades
4.Indicadores-chave de desempenho
Dê visibilidade ao plano
Não deixa que esse compromisso se perca na rotina e nas altas demandas de cada funcionário. Deixe o plano disponível na rede da empresa, envie-o por e-mail para cada um dos funcionários e imprima cópias para cada um dos membros da equipe. Peça, no entanto, que isso seja confidencial. Você não quer correr o risco de ver seu plano estratégico nas mãos da concorrência.
Envolva os membros mais novos
Não é porque um funcionário chegou recentemente que ele deve ser excluído do plano que os demais seguem. É claro que nas primeiras semanas ele terá um ritmo diferenciado do resto da equipe, mas é fundamental que ele possa se desenvolver familiarizado ao plano. Dessa maneira, dê a ele o acesso às novas estratégias. Isso vai dar a ele uma direção para seguir e ele ainda se sentirá parte do time, o que é muito positivo para você como líder.
Atualize o plano
Lembre-se de que o mercado muda constantemente, de maneira que seu plano pode se tornar obsoleto rapidamente. Para evitar esse tipo de acidente você e sua equipe de gestão devem ficar atentos às novas tendências e reunirem-se periodicamente para discutir novas oportunidades, ameaças ou fraquezas.
Dê feedbacks significativos
Se você quer manter a equipe alinhada ao seu plano estratégico, analise o desempenho dela tomando o plano como base e a partir disso dê feedbacks honestos e significativos. Dizer que um funcionário está indo bem ou mal é muito vago e faz com que ele se sinta enganado. Ao invés disso aponte qualidades e pontos a serem desenvolvidos.
Delegue metas progressivas
Ao estabelecer seu plano estratégico dê cada meta para uma pessoa ou grupo, de maneira que você possa saber quem está rendendo mais ou menos. Isso vai ajudar a identificar os pontos fracos da equipe e permitir que você avance com o time no que se refere às responsabilidades de cada um. Quando um grupo alcançar a meta estabelecida para ele, por exemplo, você saberá que pode oferecer um objetivo mais grandioso e que exija mais dedicação e responsabilidade.
 
Fonte: Portal Empreendedor do Santander

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