Obras inacabadas no entorno da Arena das Dunas são escondidas

A poucas horas do primeiro jogo oficial da Copa do Mundo da Fifa em Natal, o entorno da Arena das Dunas ainda é de um canteiro de obras. Operários trabalham na colocação de divisas de concreto de faixas de fluxo em trechos da BR-101 Sul, que margeia o estádio que sediará o jogo entre Camarões e México na próxima sexta-feira, 13. Além deste serviço, funcionários da empresa contratada pela Prefeitura de Natal para erguer um viaduto ao lado do estádio trabalham na embalagem do esqueleto do empreendimento com placas de zinco cobertas por plástico branco que servirão de base para a fixação de adesivos alusivos à Copa do Mundo. Foi esta a saída encontrada pela Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal para “maquiar” a obra inacabada. Os torcedores que assistirão aos jogos no estádio, passarão por debaixo da estrutura.
O viaduto, que serviria como mais um modal de escoamento do trânsito das avenidas mais movimentadas da cidade, não ficou pronto em tempo hábil, segundo a Prefeitura de Natal, pois seriam necessários 30 dias para que o concreto ficasse no ponto adequado ao fluxo de caminhões e veículos. No início desta semana, o prefeito Carlos Eduardo inaugurou o Complexo Viário Dom Eugênio Sales, de qual faz parte o esqueleto do que é chamado na cidade de “O Viaduto de Tróia”. O apelido foi em alusão ao presente grego dado aos troianos durante a Guerra de Tróia. O presente tinha forma de cavalo esculpido em madeira e era “recheado” de soldados fortemente armados. Coincidência, ou não, a seleção Grega de Futebol disputará uma partida contra a seleção Japonesa no dia 19 de junho.
O início das obras de mobilidade urbana com vistas ao Mundial de Futebol foi marcado pelos atrasos e incertezas. Entre o anúncio de Natal como uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo pela Fifa e a assinatura da primeira ordem de serviço relativa às obras de mobilidade urbana, passaram-se quase 40 meses. Restaram ao Executivo Municipal 18 meses para a execução das obras. Mesmo inacabado, o complexo viário foi inaugurado pelo prefeito Carlos Eduardo. “Nada foi em um passe de mágica. Aqui houve uma soma de esforços de empresas e instituições. Dezoito meses depois, conseguimos entregar o Complexo Viário Dom Eugênio de Araújo Sales”, disse o prefeito durante a cerimônia de inauguração dos empreendimentos.
Excluído o “Viaduto de Tróia”, foram entregues, na segunda-feira passada, um viaduto estaiado na Avenida Prudente de Morais, que passa ao lado da Arena das Dunas, além de dois túneis nas proximidades do estádio e duas passarelas para travessia de pedestres. Somente no dia da abertura da Copa do Mundo, 12 de junho, o túnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia com a Avenida Prudente de Morais, será aberto ao tráfego. Ainda resta outro túnel, na Rua Raimundo Chaves, que só será entregue no início da próxima semana.
Por Ricardo Araújo, do O Globo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.