Organização da Copa no Brasil é aprovada por 83% dos estrangeiros, diz Datafolha

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e divulgada nesta terça-feira pelo jornal “Folha de S.Paulo” indica que 83% dos estrangeiros que vieram ao Brasil para acompanhar a Copa do Mundo se disseram positivamente surpresos. A hospitalidade dos anfitriões do Mundial foi um dos grandes destaques: 95% dos turistas de fora avaliaram a recepção como ótima ou boa.
Segundo a sondagem, 92% dos visitantes elogiaram o conforto e a segurança dos estádios da Copa, e 76% consideraram ótima ou boa a qualidade do transporte até as arenas do Mundial,
Segundo a pesquisa, 90% dos estrangeiros disseram ter acompanhado notícias sobre o Brasil antes de viajar e metade deles disse ter ouvido mais relatos negativos do que positivos sobre o país.
A pesquisa aponta também que a organização da Copa foi avaliada como ótima ou boa por 83% dos entrevistados, enquanto para 12% foi regular, e para 3% ruim ou péssima.
Para 46% dos estrangeiros, a mobilidade urbana foi avaliada como melhor do que o esperado. Sistemas de comunicação e os preços praticados em geral com alimentação, hotéis e transporte aéreo tiveram avaliações negativas acima da média: 29% consideraram ruim ou péssimo o custo de vida; 27% o preço dos hotéis, enquanto apenas 41% aprovou os sistemas de comunicação.
As refeições nos estádios foram avaliadas como ótima ou boa por 42% e ruim ou péssima para 17%. As atrações turísticas tiveram avaliação ótima ou boa de 84%. Apenas 2% consideraram ruim ou péssima.
IMAGEM DO BRASILEIRO
Os brasileiros foram simpáticos para 98% dos estrangeiros. Para 84%, o brasileiro é honesto. Em relação aos protestos contra a Copa, 29% disseram ter presenciado alguma manifestação. Mas a maioria – 71%- não viu.
A pesquisa ainda constatou que 69% dos estrangeiros gostariam de morar no Brasil. Dos turistas, 61% estiveram no país pela primeira vez nesta Copa do Mundo. As cidades mais visitadas foram Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador.
A pesquisa entrevistou 2.209 estrangeiros de mais de 60 países nos aeroportos de São Paulo, Rio e Brasília e em Fan Fests e locais de grande concentração nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, além de São Paulo, Rio e Brasília entre os dias 1º e 11 de julho.
Do O Globo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.