Os primeiros passos para abrir um próprio negócio

abrir-proprio-negocio
Você está pensando em abrir o próprio negócio, mas ainda não conseguiu fazer um bom planejamento? Para começar um investimento, é necessário considerar alguns fatores que podem fazer toda a diferença em longo prazo, definindo o sucesso de uma empresa.

 
Pensando nisso, reunimos 5 recomendações que você precisa conhecer antes de colocar uma ideia empreendedora em prática. Confira:
 
1. Defina os seus principais objetivos
Antes de começar a investir no seu empreendimento, lembre-se de elaborar uma lista com as suas principais metas. É fundamental definir o seu público-alvo, o segmento em que o negócio atuará e o tipo de produto que será oferecido aos clientes.
 
2. Não tenha medo de arriscar
É importante que você procure colocar novas ideias em prática. Empresas inovadoras costumam ser cada vez mais valorizadas no mercado. Por isso, confie na sua capacidade e tente pensar de uma maneira diferente.
 
3. Saiba lidar com reclamações de clientes
O seu serviço será elogiado, mas também criticado por alguns clientes. Enxergue as reclamações como uma oportunidade para crescer e reconhecer o que precisa ser melhorado. Responda aos comentários negativos de uma forma respeitosa e saiba se colocar na posição do público, entendendo o que ele deseja.
 
4. Mantenha o seu networking ativo
Converse com empreendedores mais experientes, compartilhando ideias e pedindo sugestões. Esse relacionamento pode ajudá-lo a construir um negócio mais consistente, além de aumentar a sua motivação.
 
5. Invista em mais de um produto ou serviço
Procure investir em mais de um produto para a sua empresa. Isso porque, alguns clientes, quando aprovam o serviço oferecido por uma marca, costumam esperar pelo próximo item que poderão adquirir dela. Valorize a credibilidade dos consumidores.
 
Fonte: Santander Empreendedor

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.