Para que serve o Empreendedorismo Corporativo?

A mudança de todo um setor ou de um segmento está a um clique. A incerteza que existe hoje é muito maior do que aquela vivida com a revolução industrial. O mundo está passando por uma revolução digital profunda, mudando a maneira como produzimos e consumimos as coisas.

Por isso, teremos que mudar nosso comportamento dentro das organizações. Hoje em dia muito se tem falado em implantar, nas empresas, o empreendedorismo corporativo. Estimular os colaboradores a pensar e agir como se fossem donos do próprio negócio, com objetivo de trazerem mais produtividade, rentabilidade e melhoria nos relacionamentos será o novo desafio. Essa nova forma de agir, colocará as empresas diante de reações hostis de pessoas experientes, cujas vidas e carreiras estão intensamente investidas no status quo.

Foi o que aconteceu com o Steve Wozniak quando ainda trabalhava na HP. Quando ele foi falar para seu chefe sobre desenvolver um computador, ouviu um belo não. Daí ele foi conversar com gerentes de outras divisões. E todos disseram não. A ideia era produzir o computador dentro da HP, como não teve apoio fundou a Apple.

 

“Sempre houve o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas, nunca haverá o suficiente para a cobiça humana.” 

Gandhi

 

Visão de Planejamento…

Um caçador comprou uma flauta mágica para facilitar seu trabalho nas caçadas. Logo na primeira caçada, o grupo se deparou com um tigre feroz. O caçador tocou rapidamente a flauta e o tigre começou a dançar. Foi fuzilado a queima roupa. Depois um leopardo saltou de uma árvore e quando ouviu a flauta ficou manso e os caçadores mataram-no com vários tiros.

E foi assim, a flauta tocada, animais dançando, caçadores matando. Ao anoitecer encontraram um leão faminto. A Flauta soou, mas o leão não dançou. Ao contrário, atacou um por um os amigos do caçador. Desesperado e tocando cada vez mais alto, foi devorado pelo leão.

Dois macacos, assistiam a tudo de cima de uma árvore e um deles “falou” com sabedoria: eu sabia que eles iam se dar mal quando encontrassem o surdinho.

Moral da Historia: não confie cegamente nos métodos que sempre deram certo, pois um dia podem falhar. Tenha sempre planos de contingência. Prepare alternativas para as situações imprevistas. Preveja tudo que pode dar errado e prepare-se. Esteja atento às mudanças e não espere as dificuldades para agir.

 

Mensagem motivacional

“Qualquer um pode zangar-se, isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil.” 

Aristóteles

 

Por:  Menegatti

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.