Pessimismo ajuda a travar expansão do comércio

3qao630544

Loja vazia: pouco fluxo de clientes segura expectativas dos varejistas (Foto: Divulgação)

São Paulo – O Índice de Expansão do Comércio (IEC), avaliado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), segue sinalizando pouca disposição dos empresários para expandir seus negócios.
Em maio, o indicador atingiu 65,5 pontos, o que representa uma leve melhora de 0,2% na comparação com abril, quando o indicador atingiu o menor patamar da série histórica iniciada em 2011. Em relação a maio de 2015, no entanto, a redução foi de 18,4%. Com isso, o indicador mantém-se há 16 meses abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza, por parte dos empresários do setor, pouca disposição para investir ou contratar.
Para a FecomercioSP, a deterioração da economia e o agravamento da crise política mostram que o momento está ruim para investir e impróprio para contratar. Isso explica o comportamento de demissões do varejo paulista, que já eliminou quase 72 mil postos de trabalho formal apenas nos últimos 12 meses.
Nível de investimento
O Nível de Investimento das Empresas (um dos indicadores que compõe a pesquisa e sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) também acusou leve elevação de 0,1% em relação a abril, ao passar de 56 para 56,1 pontos. Na comparação anual, foi registrada queda de 17,3%.
Um dos subíndices da pesquisa, sobre expectativas para contratação de funcionários (o outro componente do IEC) foi outro que registrou leve alta, de 0,3%, na comparação com abril e atingiu 74,9 pontos, ante 74,7 no mês anterior. Porém, em relação ao mesmo período do ano passado, o valor é 19,2% inferior e, apesar da alta mensal, o indicador segue próximo à mínima histórica.
A pesquisa mostra ainda que 70,8% dos donos de empresas entrevistados ainda pretendem reduzir o quadro de funcionários. A taxa de desemprego já se aproxima dos 11%, e quase 3 milhões de postos de trabalho formais deverão ser fechados em 2016 em todo o País, de acordo com a FecomercioSP.
Da redação
Fonte: DCI

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.