Programas de recompensa: pontos que nunca expiram é o mais importante

Por Edilma Rodrigues

Pesquisa realizada pela Livelo, entre setembro e novembro de 2017, revela que para 61%, das 800 pessoas ouvidas, “acumular pontos que não expiram nunca” é a vantagem mais importante em programas de recompensas. Liberdade, para 76% do total de entrevistados, é sinônimo de ter pontos que não expiram nunca e, para 66% é “poder trocar meus pontos por passagens na companhia aérea que eu quiser.”

Na análise da empresa, o participante desses programas busca acumular pontos e não quer ser pressionado para resgatar suas recompensas apenas por questão de expiração. Ele preza também por poder escolher seu destino e companhia aérea favoritos, sem ter que ficar preso por uma ou um grupo de empresas aéreas.

“A Livelo oferece aos seus clientes assinantes do Clube Livelo acúmulo de pontos que nunca expiram e também conta com uma agência de viagens online que oferta passagens por mais de 750 cias aéreas de todo o mundo. Como mostra de liberdade, a Livelo ainda disponibiliza ao participante a opção de transferir seus pontos para diversos outros programas de fidelidade de companhias aéreas nacionais e internacionais,” informa a empresa.

Segundo especialistas, os primeiros programas de fidelidade começaram na Alemanha, onde restrições governamentais a determinadas indústrias não permitiam concorrência por preço. Em meados do século XX, a S&H Green Stamps recompensava clientes de mercearias e postos de gasolina com selos resgatáveis por eletrodomésticos e outras mercadorias. Mas o marco dos modernos programas de fidelidade foi da American Airlines, lançado em 1.981. Modelo replicado por vários mercados.  e foi rapidamente duplicado por outras companhias aéreas e outras indústrias de hospitalidade, incluindo hotéis, empresas de aluguel de carros e organizações de cartões de crédito.

 

Fonte: Catarino Brasileiro

Translate »