Quase 2 milhões de famílias de SP estavam endividadas em dezembro

Quase 2 milhões de famílias paulistanas estavam endividadas em dezembro, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Do total dos lares da cidade de São Paulo, 53,8% tinham algum tipo de débito no mês passado, um aumento de 1,7 ponto percentual sobre os 52,1% de novembro.
Com a alta, o total de famílias com dívidas passou de 1,866 milhão em novembro para 1,928 milhão em dezembro. No último mês de 2012 esse número era de 1,659 milhão (46,3%).
Segundo a Fecomercio, a alta do endividamento mostra que, mesmo com a inflação perdendo força, os consumidores ainda têm dificuldades para equilibrar o orçamento. “As famílias buscam novas formas de financiamento para manter o padrão de consumo, elevando o comprometimento da renda com dívidas”, diz a entidade.
O principal tipo de dívida registrada em dezembro foi o cartão de crédito, sendo utilizado por 73,9% das famílias. Ele é seguido por carnês (17%); financiamento de carro (16,4%); crédito pessoal (10,7%); financiamento de casa (8,9%) e cheque especial (6,4%).
Do G1.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.