Frota terceirizada reduz custos nas empresas

FROTA

RICARDO DE BOLLE
O conceito de que na crise surgem as oportunidades infelizmente não é uma realidade para todos os setores. Mas, neste cenário econômico desalentador para o Brasil, tenho certeza que a terceirização de serviços tem seu espaço garantido.
A crise “beneficia” a terceirização porque, no momento de incertezas e de “apertar o cinto”, os gestores passam a olhar com mais critério para os custos que podem ser cortados, para os serviços essenciais e para os que podem ser repensados ou para os recursos que podem ser otimizados.
No setor onde atuo, de gestão de frotas corporativas, a terceirização fica mais evidente na crise porque, ao se desfazer dos carros e contratar uma empresa que forneça os veículos e toda a inteligência envolvida na gestão, o gestor tem um ganho duplo.
Primeiro, porque os veículos têm liquidez no mercado e, com a venda, rapidamente, a empresa se capitaliza. Segundo, porque a empresa mantém sua frota só que a um custo menor. Ou seja, o gestor se desfaz de um ativo, gera dinheiro rapidamente para o caixa da empresa e continua prestando seus serviços ou oferecendo os carros para sua equipe.
A redução de custos para a empresa acontece porque a gestão de frotas corporativas envolve vários aspectos e inclui os custos indiretos – manutenção, depreciação do bem, impostos -, que nem sempre são visíveis aos olhos do executivo. Isso é ainda mais evidente no Brasil onde os carros ainda são vistos como um patrimônio da empresa.
A cultura corporativa ainda não enxergou que o carro é uma despesa que se desvaloriza mês a mês. Só para ter uma ideia, de um total de quase 5 milhões de carros licenciados em nome de pessoa jurídica no Brasil, somente 300 mil pertencem a empresas especializadas em frotas corporativas.
Isso representa menos de 10% dos veículos em circulação nos centros urbanos e rodovias brasileiras e demonstra como a cultura patrimonialista ainda é arraigada. Mas, assim como a crise pode representar oportunidade e como tudo tem dois lados, para o nosso segmento esta realidade apenas mostra o potencial de mercado a ser conquistado.
Mas voltando aos custos de manter um carro corporativo, a esta altura você deve estar se perguntando como a terceirização de frota contribui para a redução de custos. Um dos motivos é porque as empresas especializadas em gestão de frotas têm ganhos em escala na compra de grandes volumes das montadoras, porque a negociação é direta.
A redução, neste caso, pode chegar a 30%. O mesmo ganho em escala se dá com o custo das peças e os serviços das oficinas. E, neste caso, vai além: a manutenção dos veículos é feita por especialistas que só irão executar os serviços estritamente necessários, sem trocas de itens supérfluos.
Para quem opta por terceirizar a frota, outra vantagem é a redução do IPVA, que em São Paulo fica em 2% sobre o valor do bem para os frotistas. E adicionalmente, o carro pode ser oferecido como benefício aos funcionários e é percebido como salário indireto.
Então, se sua empresa possui uma frota, por menor que seja, reveja esta prática e faça os cálculos. Esta é uma oportunidade de repensar custos neste momento de crise mas que vai se mostrar muito vantajosa mesmo depois que o Brasil superar os desafios deste período.
Fonte: Jornal do Commercio – Impresso – Flip

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.