Ter carros novos à disposição dos clientes é mesmo uma necessidade – não uma escolha para as locadoras de automóveis

ocfotoscubacarros2

 
Segundo o Censo ABLA 2011, as locadoras de automóveis continuam sendo a principal clientela das montadoras que atuam no Brasil. Faz sentido. No setor de locação de automóveis, a renovação de frota se dá como uma necessária desmobilização de ativos. Ter carros novos à disposição dos clientes é mesmo uma necessidade – não uma escolha – em função das exigências dos próprios clientes.
A maior parte da frota das locadoras brasileiras é tradicionalmente composta por modelos populares, com motorização 1.0. O público consumidor de seminovos de locadoras é, portanto, bastante específico: pessoas que procuram prioritariamente um carro básico. Trata-se, então, de um público bastante diferenciado daquele que busca concessionárias e revendas independentes.
As locadoras de automóveis buscam manter com as concessionárias uma relação ética e também de parceria. Além das relações de compra e venda da frota, hoje, em casos de reparos, a primeira opção da grande maioria das locadoras é, sem dúvida, uma concessionária.
Na ABLA, existe o projeto “Fidelização de Concessionárias”, que permite o credenciamento dessas empresas na associação. As concessionárias fidelizadas oferecem para as locadoras associadas à ABLA a instalação gratuita de acessórios, além de condições especiais em relação a peças e mão-de-obra utilizadas nos serviços de suas oficinas.
O setor trabalha para que seu mercado e o de seus parceiros cresçam. As locadoras de automóveis têm, por exemplo, orgulho do trabalho, quando se constata que o consumidor nota que é falsa a imagem de que não vale à pena comprar “carro de locadora”. O setor conquistou esse status por meio de um trabalho sério e persistente.
Hoje, as locadoras associadas da ABLA são estimuladas a informar seus clientes de locação sobre a importância de dirigir os carros alugados com cuidado. E esse trabalho tem trazido resultados. O cliente de carro alugado tem cada vez mais consciência de que, ao dirigir cautelosamente o automóvel, ele não apenas conserva o bem da locadora, mas também cuida de sua própria segurança e da de terceiros que circulam nas ruas e avenidas.


Gráfico: Censo Abla 2013.
 
Fonte: ABLA

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.