Veja dicas do Procon antes de alugar um carro nas férias

Uma alternativa – da moda – para quem não tem carro, está sem ou prefere um veículo mais novo é alugar.

Seja para curtir as férias de final de ano ou apenas um final de semana fora, alugar um carro está cada vez mais em conta – e ajuda a chegar em vários lugares com autonomia.

Mas será que você está fazendo um bom negócio? Segundo o Procon-SP, é preciso alguns cuidados antes de fechar o contrato com a locadora. Por isso, o órgão listou algumas dicas e orientações.

A primeira coisa para você observar, segundo o Procon, é a forma como a locadora cobra: é por quilometragem? Por hora/dia? Ou alguma outra forma?

Veja também como funciona o abastecimento de combustível na retirada e na hora de devolver o carro.

A partir dessas informações, compare preços e opções considerando a quantidade de quilômetros que irá percorrer.

Verifique ainda quantas horas compõem a diária e os valores de taxas de atraso na devolução.

O tipo de seguro e a cobertura são questionamentos importantes para se fazer, a fim de se precaver em caso de furto ou roubo.

É importante ter em vista também quais são as regras da locadora para acidentes – isto é, quem arca com os custos de reparos, guincho e com a franquia do seguro. O Procon lembra que existem lugares que te cobram a diária enquanto o veículo estiver no conserto. Para evitar surpresas, pergunte!

Todas essas informações devem estar no contrato que o consumidor vai assinar. Assim que receber o carro, verifique se está tudo em ordem e não se esqueça de anotar o dia e horário exatos de retirada e devolução.

Geralmente, as locadoras fazem uma vistoria quando entregam e quando pegam o veículo de volta. Preste muita atenção neste momento! Repare em marcas na lataria, no funcionamento e aparência dos vidros, na condição das rodas, do estofamento e se todos os itens de segurança estão disponíveis (chave de roda, estepe, macaco, triângulo etc).

Se faltar algum item ou houver alguma diferença no que foi contratado, você pode pedir para trocar de veículo.

Para não correr riscos de custos adicionais, uma dica pode ser tirar fotos do carro. Exija também uma via do documento de vistoria.

Ah, e seja prudente! Qualquer multa que você tomar é você que responde e paga.

Fonte: Metro

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.