Bateria automotiva: quando é o momento ideal para a troca?

bateria-automotiva-quando-e-o-momento-ideal-para-a-troca-696x464

Atualmente, com os avanços tecnológicos, e com os constantes lançamentos da indústria automotiva, é cada vez mais comum os carros virem equipados com mais itens de tecnologia. Isso, invariavelmente, torna-os mais dependentes dos seus sistemas elétricos e faz com que necessitem de uma fonte de energia capaz de suprir a necessidade dos equipamentos.
Essa tarefa é desempenhada pela bateria, que é a responsável por armazenar a energia produzida pelo alternador e em seguida alimentar todo o sistema elétrico. A bateria automotiva é, sem dúvida, uma peça vital para o funcionamento do carro. Por esse motivo, é bom saber quando ela não está desempenhando o seu papel corretamente e será preciso trocá-la.
Para ajudar nessa tarefa, listamos alguns sinais que o seu carro pode dar, indicando que é a hora de trocar a bateria. Continue lendo e confira:

Luzes do painel

Essa é, sem dúvidas, a forma mais simples de detectar algum problema relacionado à bateria do seu carro. As montadoras já inserem mecanismos para analisar o funcionamento da bateria e, caso seja detectado mau funcionamento, uma luz indicativa acenderá no painel do veículo.

Dificuldade para dar a partida

Esse pode ser também um grande indicativo de que a bateria do seu carro está com algum problema. Ao girar a chave, pode ocorrer de o motor de partida não ser acionado — como se não tivesse girado a chave —, ou ser acionado e funcionar como se estivesse sem força e lento.
Nesse tipo de situação, é quase certo que o problema esteja na bateria, principalmente se ela já tiver sido utilizada por muito tempo. Mas pode acontecer de ser também o alternador (peça responsável por gerar a energia). Assim, o melhor é procurar ajuda especializada.

Mau funcionamento dos equipamentos elétricos do veículo

Há situações em que a bateria automotiva, mesmo apresentando alguma falha, seja capaz de dar a partida no motor. No entanto, outros sinais podem ser detectados, indicando que ela ou está com algum problema ou está prestes a apresentar. Exemplo disso é o mau funcionamento dos equipamentos elétricos, como os vidros, travas, ar-condicionado, faróis entre outros.
Todos esses itens podem apresentar algum tipo de comportamento anômalo. Os vidros, por exemplo, podem demorar mais para subir ou descer; o ar-condicionado pode não funcionar ou funcionar insatisfatoriamente; as luzes, principalmente a dos faróis, podem ter a luminosidade afetada, iluminando menos, ou mesmo pode ocorrer delas ficarem oscilando.
Se já notou alguns desses sinais no seu carro, é bem provável que algo no sistema elétrico dele esteja com problemas — e é mais provável ainda que seja a bateria. Por fim, é importante destacar que nem sempre será necessário a substituição da bateria automotiva. Há casos em que ela necessita apenas de uma carga completa ou que seja feita a troca da solução líquida que possui.
Pois bem, agora que você tem essas informações, fique atento a esses sinais, seja o seu carro novo ou seminovo. Isso certamente contribuirá para evitar futuros problemas com ele!
Fonte: UsadorBr

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.