Empresas de aluguel de carros terão aumento de 17% de receita em 2021, projeta Fitch

A agência de classificação de riscos Fitch afirmou que a pandemia de coronavírus parece ter acelerado a locação de frota (GTF) e locação eventual de veículos (RaC) por indivíduos e empresas. Para 2021, a agência projeta um aumento médio de 17% das receitas das empresas do setor com base nesses fundamentos.

No segmento de aluguel de carros (RaC), com a retomada gradual do turismo interno, especialmente o de média e curta distância, a demanda dos motoristas de aplicativo, o aluguel corporativo eventual, aumento do aluguel mensal renovável para pessoa física e as novas tendências de mobilidade devem ser os principais vetores de crescimento em 2021.

Em gerenciamento de frotas e locação de máquinas e equipamentos, a ainda baixa penetração — de um mercado muito fragmentado — e o aparente aumento da preferência de algumas empresas pela locação, em detrimento da imobilização de capital, podem suportar o crescimento esperado para o setor.

Para a Fitch, o mercado para a venda de veículos usados seguirá resiliente, beneficiado pela elevação dos preços dos veículos novos e por um mercado de novos pouco abastecido no primeiro semestre de 2021.

Para 2021, a Fitch projeta que a receita e o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) das companhias cobertas pela agência crescerão, de forma agregada, 17% e 19%, respectivamente.

As companhias devem manter forte perfil de liquidez, sustentado pela estratégia de manutenção de caixa em níveis superiores à dívida de curto prazo, pelo considerável volume de veículos desonerados e pelo bom acesso das mesmas aos mercados de capitais.

Os riscos apontados pela Fitch estão relacionados a uma deterioração não antecipada do mercado de crédito, a um aumento inesperado da taxa de juros e, principalmente, a incertezas quanto à velocidade da retomada da indústria automotiva, que pode restringir o ritmo de crescimento das locadoras — principalmente no primeiro semestre.

Fonte: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/12/17/empresas-de-aluguel-de-carros-terao-aumento-de-17percent-de-receita-em-2021-projeta-fitch.ghtml

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.