Entrevista com presidentes de montadoras

Em série com marcas que mais vendem no Brasil, ‘chefões’ falam sobre novidades para 2018, preço do carro, segurança e o futuro dos veículos.

selo-todos-materiaG1 entrevista presidentes de montadoras. Da esq para dir: Carlos Zarlenga, da GM; Rafael Chang, da Toyota; Stefan Ketter, da Fiat/Jeep; Marco Silva da Nissan; e Issao Mizoguchi, da Honda (Foto: Celso Tavares e Marcelo Brand/G1)

O G1 publica uma série de entrevistas com os presidentes das montadoras cujas marcas estão entre as que mais vendem carros no Brasil.

Foram convidadas as 10 mais bem colocadas no ranking da federação dos concessionários, a Fenabrave, em 2017: Chevrolet, Fiat, Volkswagen, Ford, Renault, Toyota, Hyundai, Honda, Nissan e Jeep (que é do mesmo grupo da Fiat).

Carlos Zarlenga, da GM, dona da Chevrolet

Presidente da GM Mercosul fala de Onix, desafios da indústria e futuro do carroPresidente da GM Mercosul fala de Onix, desafios da indústria e futuro do carro

Na entrevista gravada em dezembro último, o presidente da GM Mercosul adiantou que o Onix teria novidades de segurança após zerar em teste do Latin NCap. Um dia após a publicação, o NCap divulgou que o modelo foi retestado, após receber reforços estruturais a partir de janeiro, e obteve 3 estrelas de 5 possíveis.

O executivo argentino também falou ao G1 sobre carros elétricos, como pretende manter a liderança nas vendas e sobre o preço dos carros no Brasil: “57% do custo de um carro é imposto”, disse. Veja trechos da entrevista.

Rafael Chang, da Toyota

Presidente da Toyota no Brasil fala dos desafios da empresa em 2018 e o futuroPresidente da Toyota no Brasil fala dos desafios da empresa em 2018 e o futuro

O peruano que assumiu o comando da Toyota do Brasil há um ano disse que a montadora vai usar erros do passado para acertar logo de cara com o Yaris, que chega neste ano.

Chang respondeu inclusive sobre a versão sedã, que ainda não tinha sido anunciada. “Vai ser muito competitivo”, afirmou, quando perguntado sobre como iria enfrentar a concorrência dos também novatos Volkswagen Virtus e Fiat Cronos. O executivo também comentou sobre carros híbridos a etanol e respondeu se o SUV C-HR vai vir para o Brasil. Veja trechos da entrevista.

Stefan Ketter, Fiat Chrysler (FCA)

Presidente da Fiat fala com exclusividade ao G1Presidente da Fiat fala com exclusividade ao G1

Depois de renovar boa parte de sua linha nos últimos anos, a Fiat espera os resultados agora em 2018. Para Stefan Ketter, “será o ano da colheita”, mas com cautela. “Não temos tudo na mão (…) Será um ano de eleições, é um outro ano de transição.”

Com o bom momento da marca Jeep, o executivo descartou a possibilidade de a Fiat brigar por um espaço no mercado de SUVs. “Por que a gente faria a concorrência (contra) nós mesmos, não é?”. O executivo também falou sobre segurança do Mobi e sobre o futuro dos carros. Veja trechos da entrevista.

Próximas publicações:

Marco Silva – Nissan: 25/01, quinta

Issao Mizoguchi – Honda: 26/01, sexta

Fonte: Auto Esporte | Por G1 –

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.