Escolha o melhor combustível para o carro flex

Foto: Divulgação.

 

Quem possui carro está sempre pensando em como cuidar bem dele, além de economizar nas contas. Afinal, são muitas as despesas que você tem para proteger seu veículo, como ter um bom seguro, instalar um rastreador de carros para o caso de roubos (e para economizar no seguro), deixar a revisão em dia e muito mais. Mas se não sabe por onde começar, o primeiro passo para economizar no final do mês é escolher o melhor combustível para o carro flex.

A questão é que muita gente acredita que a escolha depende apenas do valor que o combustível está sendo comercializado naquele momento, porém, isso não é bem verdade. Existem muitos fatores que podem influenciar nessa decisão.

Os cuidados mecânicos para decidir pelo melhor combustível

Se olhar as recomendações das montadoras não encontrará em nenhum lugar falando sobre qual combustível utilizar e se precisa ser feita uma troca. Porém, isso não quer dizer que alguns cuidados não possam estender o bom funcionamento da mecânica do carro.

Mecânicos experientes recomendam que se utilize a gasolina, pelo menos, 1 vez a cada 3 meses.

Segundo eles, os resíduos do álcool podem danificar as tubulações que levam combustível até o motor. A gasolina, nesse caso, ajudaria na limpeza e garantiria o bom funcionamento.

Escolhendo pelo preço

O preço pode ser outro fator que auxilia no melhor combustível para rodar no dia a dia, principalmente, se quiser economizar.

A vantagem de ter um carro flex é poder escolher com o que abastecer e, nesse caso, há uma regra. O rendimento do etanol costuma ser 70% menor do que com a gasolina. Isso quer dizer que com a mesma quantidade de etanol e gasolina, é possível andar mais com a gasolina.

Sabendo desse percentual de diferença, é preciso considerar a mesma regra na hora de calcular o valor. Compensa abastecer com álcool se o valor dele for 70% ou menos que o da gasolina.

Para fazer essa conta, basta dividir o valor do etanol pelo da gasolina. Hoje existem aplicativos que ajudam nessa conta e apontam o combustível com preço mais vantajoso.

Etanol x Gasolina

Ambos combustíveis possuem suas vantagens e desvantagens e isso faz com que a decisão por qual escolher seja dificultada. Entenda um pouco mais sobre cada um.

O etanol é um combustível menos poluente e com uma fonte renovável, ou seja, seus recursos não são limitados. Basta plantar cana-de-açúcar, milho, soja ou outros para conseguir produzir mais.

A gasolina é derivada do petróleo, um combustível fóssil não renovado, e possui limitações em relação a sua produção.

Apesar de ser menos poluente e renovável, não se pode dizer que o etanol é ecológico porque o plantio da cana acaba danificando o solo e pode interferir no equilíbrio do meio ambiente.

O etanol tem a vantagem de ser mais barato quando comparado ao valor da gasolina.

A gasolina contribui com o efeito estufa porque a sua queima libera gás carbônico e faz com que aumente a poluição.

A produção do etanol, assim como a da gasolina, pode provocar sérios danos ambientais. Ela pode provocar a redução da biodiversidade e o uso de pesticidas pode contaminar o solo e água.

Resumindo, tanto o etanol como a gasolina têm os seus prós e contras, por isso, na hora de escolher o melhor combustível para o seu carro flex leve em conta todos os fatores. Opte por abastecer com a gasolina quando ela estiver com um valor mais vantajoso e fique atento ao custo-benefício de cada tipo de combustível.

Fonte: Portal do Trânsito

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.