Israel terá serviço de aluguel de carro sem motorista até 2022

Israel deve ser o primeiro país do mundo a contar com um serviço de aluguel de carros autônomos. O plano, formulado por três empresas, é permitir que em 2022 clientes possam contratar pela internet um serviço de mobilidade independente de condutores. Os carros serão todos elétricos, fabricados pela Volkswagen, e chegarão à porta do usuário (ou onde ele estiver) graças ao uso de um aplicativo.

A Mobileye, empresa controlada pela Intel, vai fornecer o hardware e software de controle de direção dos veículos. A tecnologia é capaz de detectar marcadores e sinalizações nas vias para tomar decisões, dependendo menos da conectividade e troca de dados com a nuvem do que outros sistemas. Ainda assim, os veículos vão coletar dados em tempo real do trânsito, trocar informações entre si e receber mapas atualizados. A concessionária local Champion Motors cuidará da distribuição da frotas, infraestrutura para implantação e expansão da área de cobertura.

A joint venture começa a funcionar já no ano que vem, mas ainda depende do aval regulatório das autoridades locais. Estas, já anteciparam a intenção de liberar o serviços durante evento realizado nesta semana. O governo promete incentivar o desenvolvimento desse mercado através de apoio jurídico e regulatório, compartilhamento de infraestrutura e dados sobre o tráfego  e acesso à infraestrutura.

As empresas afirmam, ainda, que o projeto é um piloto e deve preceder a expansão mundial. Caso a experiência seja bem sucedida, vão levar o modelo de negócio a outros países. Não foi revelado o tamanho do investimento feito na iniciativa. Já em 2019, algumas dezenas de carros vão circular. Mas a intenção é que sejam “centenas”, conforme as empresas, no lançamento comercial, daqui a quatro anos.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.