Quais são os carros mais vendidos em cada país? Veja nosso mapa-múndi

Toyota Corolla lidera vendas globais, enquanto Hilux é o mais popular

Chevrolet Onix caminha para fechar 2020 na liderança não só do mercado brasileiro, como também de toda a América Latina, pelo 5º ano consecutivo. E quanto ao resto do mundo? Qual foi o carro mais vendido em outros países? Quem lidera as vendas globais? E qual a fabricante mais popular do planeta?

É o que mostra um estudo publicado recentemente pelo site Carinsurance.ae, respondendo essas perguntas ao levantar os emplacamentos de todos os países do mundo, revelando como o gosto pode mudar muito, até mesmo entre nações vizinhas.

E o mais vendido é…

Mesmo que esteja perdendo ritmo no Brasil, o Toyota Corolla foi o carro mais vendido do mundo, com 1.483.120 unidades comercializadas. Durante anos, isso levou a muitas discussões, já que os números contabilizam as variantes hatchback e perua do Corolla, enquanto alguns rivais não contavam os derivados. Um exemplo era o Volkswagen Golf, que disputava esta posição com o Corolla, mas que não contabilizava algumas variantes, como o sedã Jetta.

Toyota Corolla GR-S 2021

A posição do Corolla é uma surpresa por superar a Ford F-Series, já que a picape ocupou a 1ª colocação durante anos. O top 5 é completado por Toyota RAV4, Honda CR-V e Honda Civic, respectivamente.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES VENDIDAS
Toyota Corolla 1.483.120
Ford F Series 1.070.406
Toyota RAV4 966.971
Honda CR-V 824.897
Honda Civic 817.902

Qual o carro mais popular do mundo?

Ser o carro mais popular não é a mesma coisa que ser o mais vendido. Isso envolve olhar para quais países oferecem os mesmos modelos e em quantos ele lidera as vendas. Afinal, pode acontecer situações em que o Corolla está nas lojas, mas está bem longe do topo, como o exemplo aqui do Brasil.

Nova Toyota Hilux 2021 Motor1 (12)

Neste caso, a Toyota ainda pode se orgulhar de estar no topo, mas com um outro modelo: a Hilux. A picape média está na 1ª posição em 17 países do mundo, como Austrália, Tailândia e diversos outros na África e América do Sul.

A 2ª colocação também é da Toyota, com o Land Cruiser. O SUV de grande porte é muito popular no Oriente Médio, em países como Líbano, Catar, Kuwait e Emirados Árabes Unidos. Fechando o pódio está o Skoda Octavia, líder em 7 países como Suíça, Croácia, Áustria e, obviamente, República Checa (terra natal da Skoda, marca do Grupo Volkswagen).

Qual a marca mais popular do mundo?

Sem nenhuma surpresa, a Toyota também está no topo, fazendo barba, cabelo e bigode. A marca japonesa é a mais vendida em 48 países, o que a coloca bem na frente da 2ª colocada, a Skoda, que domina 10 mercados. A Dacia é a 3ª mais vendida, empatada com a Renault, ambas liderando o comércio em 7 países.

Obviamente, há uma grande diferença nas últimas posições, pois existem marcas que só são vendidas em alguns países, como Maruti e Perodua. Veja abaixo a lista completa:

POSIÇÃO FABRICANTE NÚMERO DE PAÍSES
TOYOTA 48
SKODA 10
DACIA 7
3º (empate) RENAULT 7
FORD 5
5º (empate) HYUNDAI 5
5º (empate) VOLKSWAGEN 5
5º (empate) CHEVROLET 5
SUZUKI 4
10º FIAT 3
10º (empate) KIA 3
12º MITSUBISHI 2
12º (empate) LADA 2
12º (empate) SUZUKI 2
12º (empate) TESLA 2
12º (empate) NISSAN 2
17º KHAZAR 1
17º (empate) MARUTI 1
17º (empate) SAIPA 1
17º (empate) PERODUA 1
17º (empate) HAWTAI 1
17º (empate) SEAT 1
17º (empate) JEEP 1
17º (empate) VOLVO 1

E na América Latina?

A situação no nosso lado do continente é bem peculiar. O Brasil é responsável pela maior quantidade dos emplacamentos com folga, seguido por Argentina e México. Por isso, o efeito da liderança em nosso país é muito mais forte na hora de contabilizar as vendas de toda a América Latina. Não é à toa que o Chevrolet Onix é o líder na região, mesmo que seja o mais vendido apenas no Brasil e no Paraguai. A Toyota Hilux é mais popular, ocupando a 1ª posição na Argentina, Panamá, Peru e Nicarágua.

Chevrolet Onix RS 2021 (teste)

Existem situações bem curiosas. Por exemplo, o Suzuki Grand Vitara é o líder de vendas na Bolívia, enquanto o Renault Kwid brasileiro é o mais comercializado no Uruguai. A Toyota está na liderança na Venezuela, neste caso com o SUV SW4 (lá conhecido como Fortuner).

Fonte: https://motor1.uol.com.br/news/462630/carros-mais-vendidos-mapa-mundi/?utm_source=RSS&utm_medium=referral&utm_campaign=RSS-all-news

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.