Saiba a diferença entre blindagem nível III (nível 3) e blindagem nível III-A (nível 3A)

A blindagem mais utilizada em veículos de passeio e permitida pelo Exército Brasileiro é a de nível III-A (nível 3A), que suporta projéteis de arma de fogo tipo Magnum .44. No entanto, muitas pessoas ao se referirem à blindagem de nível III-A, acabam abreviando a sua descrição para nível III (nível 3), o que pode gerar bastante confusão, já que existe uma enorme diferença entre blindagem nível III-A (nível 3A) e blindagem nível III (nível 3).

Como descrito, a blindagem nível III-A (nível 3A) suporta projéteis de uma arma de fogo Magnum .44. Já a blindagem nível III (nível 3), suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62, ou seja, são níveis de blindagens bem distintos. Para a aplicação de uma blindagem do tipo nível III (nível 3), é necessária uma autorização especial do Exército Brasileiro, além do fato de que não é qualquer veículo que suporta e absorve o peso agregado por esta blindagem. Os veículos mais adequados para receber a blindagem de nível III (nível 3) são aqueles com motorização mais potente e de carroceria do tipo pick-up, que possuem menor área a ser blindada.

Basicamente podemos afirmar que uma blindagem do nível III-A (nível 3A) possui vidros com espessuras que variam entre 17mm a 21mm, de acordo com a tecnologia empregada, e que uma blindagem do nível III (nível 3) recebe vidros com cerca de 42mm de espessura. Outro ponto que chama bastante a atenção, é que na blindagem opaca no nível III-A se utiliza mantas balísticas (aramida) com 8 ou 9 camadas e algumas partes estratégicas em aço inox (em travamento de bordas e como elemento de sobreposição – overlaps), ao passo que no nível III a blindagem opaca recebe somente aço com espessura de cerca de 6mm.

A manta balística (aramida) é bem mais leve que o aço e desta forma interfere significativamente no peso agregado ao veículo. Em resumo, o peso agregado pelos níveis de blindagem III-A e III é bastante distinto e deve ser avaliado no momento da decisão pelo nível de blindagem almejado.

Enfim, quando estiver procurando um serviço de blindagem, esteja atento ao nível de proteção que necessita e como sempre reforçamos, visite as empresas de blindagem para dirimir dúvidas antes de confiar seu veículo ao início do processo.

Fonte: Portal Blindados |  

Translate »