SIMPLES NACIONAL | Sua locadora está enquadrada no anexo certo e apura corretamente os impostos?

direto

Locadora de Veículos não paga ISS nem no SIMPLES NACIONAL. Tome cuidado ao utilizar o ANEXO III do SIMPLES pois, embora conste o ISS lá o sistema permite a exclusão deste imposto. A melhor forma de se checar se sua apuração está correta é conferir mensalmente o “Extrato do Simples”, lá os impostos são analíticos. Caso sua locadora venha apurando erroneamente, há possibilidade de ressarcimento dos últimos 5 anos, avalie com seu contador. Não esqueça que a mão de obra(motorista) é tributada normalmente pelo ISS utilizando-se deste mesmo anexo, observando apenas as retenções na fonte em cada localidade.
 
ANEXO III (Vigência a Partir de 01.01.2012)
Alíquotas e Partilha do Simples Nacional – Receitas de Locação de Bens Móveis e de Prestação de Serviços
 tabela
 
Além do pagamento mensal dos impostos sobre o faturamento sua locadora pagará também IRPJ+CSL sobre as vendas dos veículos.
 
No SIMPLES NACIONAL o ganho de capital é tributado pelo Imposto de Renda+CSL à alíquota de 24% sobre a diferença positiva entre o valor da venda e o custo de aquisição do bem, diminuído dos encargos de depreciação, ainda que a locadora não mantenha escrituração contábil.
 
Com os cruzamentos eletronicos avançando a cada dia, logo logo a Receita Federal colocará a mão neste tema e sua locadora poderá vir a ter que pagar a conta deste possível “esquecimento”.
 
Fale com seu contador e avalie qual o melhor enquadramento para sua operação. Em matéria recente abordamos este tema com mais detalhes. http://www.blogdaslocadoras.com.br/carros/noticias-de-carros/lucro-real-presumido-ou-simples-nacional-afinal-qual-melhor-opcao-tributaria-para-minha-locadora.html
 
 
Fonte: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/simples-nacional-anexoIII.html
 
 
Realize uma consulta gratuita e conheça nossos serviços:
 
Sem título-1
Contato: Paulo Henrique | [email protected] |
telefone: (11)3101-7931 | skype: auditconsult | www.auditconsult.com.br |
 
“AUDIT Consult está há mais de 20 anos no segmento das locadoras trazendo soluções personalizadas em: Contabilidade Gerencial, Assessoria Fiscal, Planejamento Tributário, Auditoria & Consultoria. Atende diversas locadoras e já atuou em mais de 20 locadoras. A assessoria contábil/tributária do setor requer conhecimentos e vivência específica para assim evitar transtornos com fisco bem como redução tributária.”
 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.