Certificação energética: como se aplica à gestão de frotas

locamerica

Usar recursos naturais de forma eficiente, repensando o consumo a partir de hábitos marcados pela economia e pela consciência ambiental, representa um desafio enfrentado pela maior parte das empresas de todo o mundo.

Ao conquistar uma certificação energética, as empresas comprovam que suas ações são baseadas em sustentabilidade e que os recursos naturais são usados de forma consciente em suas atividades, minimizando os impactos ambientais.

Uma realidade entre empresas de construção e indústrias pelo mundo, estes certificados estão chegando às frotas automotivas com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes e o consumo de combustível.

Para entender a importância de frotas sustentáveis, separamos tudo o que você precisa saber sobre a certificação energética e como ela se aplica à gestão da frota. Continue lendo:

A certificação energética é uma tendência para o futuro

sustentabilidade-tendencia-para-o-futuro

Adotar ações que preservam o meio ambiente, além de ser uma prática consciente, também é uma questão estratégica e mercadológica. No Brasil, 54% das pessoas preferem marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente.

Por isso, a certificação energética é uma tendência cada vez maior para o futuro, o que tem levado diversas empresas de frota a direcionar suas iniciativas à preservação do meio ambiente para que se tornem, em breve, referências em sustentabilidade.

Em países como Portugal, os selos de certificação energética para frotas são uma realidade cada vez mais próxima. Passando atualmente por uma etapa de testes, a certificação deve começar a ser exigida em breve no país.

Resulta em certificações válidas no Brasil

Empresas que controlam sistematicamente a gestão ambiental de seus recursos, como água, combustível e energia, tem mais chances de receber certificações importantes e válidas em todo o território nacional, como a ISO 14000, de gestão ambiental.

Investir em sustentabilidade pode permite que sua empresa busque certificações como a ISO 14000!

Receber uma certificação como essa, além de fazer com que o nome da frota esteja ligado a uma imagem de responsabilidade ambiental, agrega valor a ela e a seus serviços, sendo um atrativo a mais para novos clientes.

O que é a ISO 14000?

Uma das principais certificações no mundo, a ISO 14000 é focada em gestão ambiental e reconhece empresas que se preocupam com o meio ambiente e que promovam ações de conservação da natureza. Para isso, é necessário atender diversas diretrizes da norma.

Conheça suas principais características:

  • Ajuda a implantar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que organiza iniciativas sustentáveis no dia a dia do negócio;
  • Faz com que a empresa esteja de acordo com as exigências ambientais brasileiras e internacionais;
  • É obtida por meio de auditorias ambientais, que verificam o modo de atuação da companhia para saber se suas atividades são realizadas de forma sustentável;
  • Pode beneficiar qualquer empresa, seja pública ou privada.

Traz benefícios para o meio ambiente

certificacao-energetica-traz-beneficios-para-o-meio-ambiente

Hoje em dia, empresas que causam impactos negativos ao meio ambiente são duramente criticadas pela opinião pública e enfrentam dificuldades diante do seu mercado consumidor.

Já as organizações que apostam na sustentabilidade e buscam certificações ambientais, além de ganhar espaço nos negócios, são essenciais por auxiliar na conservação da natureza.

Apostando em mecanismos que reduzam a emissão de gases poluentes pelos veículos, sua frota pode ser um importante agente de transformação e ajudar a melhorar a qualidade do ar nas cidades, o que melhora a qualidade de vida para todos.

A redução do consumo de combustíveis, outra diretriz dos selos de certificação energética, também é uma forma de evitar a exploração desenfreada de recursos naturais e conservar o meio ambiente.

A diminuição do consumo de água e energia e a utilização de tecnologias sustentáveis são outros benefícios das certificações energéticas.

Oferece vantagens para a frota

certificacao-energetica-oferece-vantagens-para-a-frota

Como o fator de preservação ambiental e energética vem se tornando uma das principais preferências dos consumidores, ter uma certificação agrega valor à empresa e atesta seu comprometimento com o meio ambiente.

Por isso, não importa o tamanho de sua frota: a certificação energética pode ajudar você a se destacar no mercado e trazer diversas vantagens para seu negócio. Além disso, o selo é um diferencial para a competitividade econômica e de desenvolvimento sustentável.

Maior produtividade, diminuição de custos operacionais, modernização da frota e aumento do bem-estar para funcionários e clientes são outras vantagens que podem ser alcançadas com a certificação energética.

E mais: se sua frota conta com um selo, fica ainda mais fácil firmar parcerias com fornecedores e empresas marcados pela responsabilidade socioambiental.

Dicas para uma frota sustentável

Quer conquistar uma certificação energética e fazer com que sua organização se destaque pela sustentabilidade? Coloque nossas dicas em prática e veja a diferença no dia a dia:

Reduza o consumo de recursos naturais

Desperdiçar energia, água e outros recursos é algo inadmissível no dia a dia de uma empresa. Por isso, use os recursos de forma consciente ao administrar sua frota e preserve o meio ambiente.

Economize combustível

O alto gasto com combustível não é benéfico nem para a sua empresa e nem para o meio ambiente. Por isso, prezar pela economia e fazer um controle de combustíveis eficiente são formas de tornar sua frota sustentável e poupar dinheiro.

Conscientize os motoristas

Orientar quanto às boas práticas para os condutores ajuda a eles desenvolverem a consciência energética e ambiental, é uma ação muito importante. Afinal, eles estarão nas ruas colocando em prática as diretrizes sustentáveis da empresa.

Coloque a manutenção em dia

Não se esqueça de fazer a manutenção regular dos veículos: isso ajuda a tornar seu funcionamento mais eficiente, evitando a emissão de gases e favorecendo a economiza combustível.

Invista em tecnologias sustentáveis

Implementar ferramentas e tecnologias mais eficientes para otimizar os recursos energéticos é mais um passo para uma frota sustentável. Assim, é possível garantir a melhoria contínua das atividades diárias.

Pratique o “Eco-driving”

eco-driving

Esse conceito de direção é praticado no mundo todo e promove a sustentabilidade nas ruas, economizando recursos e aproveitando todo o potencial do veículo. Para seguir o Eco-driving, você pode usar práticas como acelerar e frear suavemente e se adaptar ao tempo em que o sinal está verde para minimizar o tempo de parada.

Gostou de conhecer a certificação energética e como ela pode ser aplicada à gestão de frotas? Então não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar seus amigos a também conhecerem a importância de uma fruta sustentável!

Aproveite para conhecer os nossos materiais gratuitos para download. São e-books, modelos e planilhas produzidos pela Locamerica, líder em terceirização de frotas no Brasil com mais de 2.000 clientes e 100 mil veículos rodando seguros, devidamente regularizados e produtivos! Clique aqui e baixe gratuitamente!

Fonte: Locamerica

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.