EUROPCar & YES Aluguel de Carros se juntam em operação única

SÃO PAULO • A francesa Europcar, maior locadora europeia de veículos que opera 250 mil carros e fatura 2,4 bilhões de euros (USS 2,86 bilhões) por ano, assinou nesta sexta-feira (4) acordo que marca sua entrada no Brasil. O plano de negócios prevê investimentos de R$ 200 milhões, até 2020, em frota, lojas, tecnologia e marketing.

Parte dos recursos já foi usada na aquisição da rede brasileira de franquias Yes Aluguel de Carros, criada em 1995, que responde hoje por 3,5 mil veículos e 70 agências no país. A meta da Europcar é elevar os pontos de atendimento para 100 e a frota para cinco mil carros até o fim de 2019.

“Os investimentos serão feitos por mim. :Metade da fonte de recursos será capital próprio e metade virá de financiamento”, disse o master franqueado da Europcar no Brasil, Paulo Gaba, presidente da Federação Brasileira das Locadoras de Veículos (Fenaloc), que será o responsável pela operação da Europcar no país.

O empresário disse que o plano de trazer a Europcar para o Brasil já havia sido negociado desde o ano passado, mas o acordo aguardou a conclusão da compra da Yes Aluguel de Carros. “Para entrar nesse mercado é preciso ter escala em frota e lojas”, disse Gaba.

Potencial Brasileiro

O diretor de expansão internacional da Europcar, Marcus Bernhardt, afirmou que o Brasil é o maior mercado na América do Sul que ainda não tinha atuação da empresa. “Já temos presença em mercados como o argentino e chileno. Para uma empresa que tem uma rede global é fundamental estar no Brasil. Em termos de potencial, o brasileiro pode ser o nosso maior mercado no continente”, disse.

A chegada ao país integra uma plataforma de expansão global conduzida pela Europcar, que recentemente adquiriu a alemã Buchbinder e a espanhola Goldcar, especializadas na locação de utilitários e veículos “low cost”, respectivamente, apontou o executivo.

O executivo europeu afirmou que o plano no Brasil não é buscar liderança de mercado. “As líderes são muito grandes. Mas temos um mercado a conquistar com nossa rede de distribuição e serviços”, afirmou.

A líder do setor no Brasil é a Localiza, que soma quase 200 mil veículos — entre carros para locação e para gestão de frotas de empresas– , depois que assumiu a operação local da americana Hertz, no ano passado. A vice-líder é a Locamerica, que superou a marca de 110 mil veículos depois que se juntou com a Unidas, em dezembro último. A terceira colocada é a Movida, do grupo JSL, que multiplicou por dez a frota em meia década e hoje tem quase 80 mil carros.

Locação de elétricos

O diretor de expansão internacional da Europcar afirmou que a empresa pode trazer para o Brasil serviços que já opera na Europa, como compartilhamento de carros ou locação de carros elétricos. “Mas isso vai depender da demanda e do parceiro local tomar essa decisão”, afirmou.

A Europcar Brasil terá unidades em vários aeroportos, disse Gaba. Segundo ele, grandes contas corporativas e agências estão no radar da Europcar Brasil para contratos de terceirização de frota. A empresa aposta ainda no site www.europcar.com.br como canal de vendas — a internet responde globalmente por 58% das operações do grupo.

A frota da Europcar no Brasil é constituída por 20 categorias de carros, incluindo veículos elétricos. O modelo de compartilhamento será viabilizado por um sistema desenvolvido pela empresa europeia Ubeeqo, marca incorporada ao grupo em 2015.

Outro serviço disponível será o aluguel com motorista, por meio da Brunel, mais uma das marcas do grupo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla), o número de empresas no país atingiu 11,5 mil unidades em 2017, que juntas operam uma frota de 709 mil carros e atingiram um faturamento de R$ 15,5 bilhões.

Fonte: Valor Econômico |Por João José Oliveira | 04/05/2018 às 15h44

Translate »