Começa venda de ingressos para o Salão de SP 2016
Começa nesta sexta-feira (1º) a venda antecipada de ingressos para o Salão do Automóvel de SP de 2016. O evento acontecerá entre os dias 10 e 20 de novembro e, após 46 anos, vai mudar de casa, saindo do Anhembi para o São Paulo Expo, na região da Rodovia dos Imigrantes.
Veja os preços dos ingressos:
1º dia (10/11): R$ 40
Dias da semana e último domingo (20/11): R$ 70
Finais de semana, feriado e ponte: R$ 95
Os valores não incluem a taxa de conveniência da empresa que fará as vendas, que é a Tickets for Fun. A compra pode ser feita pelo site www.salaodoautomovel.com.br
Haverá meia entrada para estudantes e desconto de 10% para os fãs da página do salão no Facebook.
Ainda não há informações sobre ingressos especiais para grupos.
Local em obras
O São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes, está sendo reformado e, segundo a Reed Exhibitions Alcantara Machado, contará com ar-condicionado –a falta do equipamento era umas das principais reclamações feitas por visitantes no Anhembi.
A inauguração está marcada para o fim deste mês.
Sem chinesas
O primeiro fim de semana do salão vai coincidir com a realização do GP Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, e também é um feriado prolongado, o de 15 de Novembro, que cai em uma terça.
De acordo com a organização, o evento movimentar cerca de R$ 280 milhões na cidade e gerará mais de 30 mil empregos, diretos e indiretos.
A Reed afirmou que as marcas confirmadas para o evento são: Volkswagen, Chevrolet, Ford, Troller, Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep, Kia, Honda, Mercedes-Benz, Audi, Renault, Nissan, Mitsubishi, Toyota, Lexus, Land Rover, Jaguar, Hyundai, Suzuki, Peugeot, Citroën, Porsche, Subaru, BMW e Mini. A lista atual não inclui nenhuma marca chinesa.
Test drive
O salão continuará oferecendo tests drive de carros para visitantes, agora em um espaço maior.
A expectativa da organização é que esse programa seja ampliado para 15 marcas. Jaguar, Land Rover, Peugeot, Citroën e Volkswagen já confirmaram que disponibilizarão modelos para testes, segundo a Reed. A organizadora circuitos em asfalto e off-road.
Saída do Anhembi
A saída do salão do Anhembi havia sido informada pela Anfaveaao G1 em dezembro passado. Nesta quarta, foi a primeira vez que a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, falou sobre o novo local.
“Algumas melhorias foram feitas (no Anhembi) ao longo dos anos, mas o impacto de mudanças que estão sendo feitas no SP Expo requerem um recurso (financeiro) grande, acho que esse recurso não estava disponível na administração do Anhembi”, afirmou Juan Pablo de Vera, presidente da Reed.
“Ninguém (da administração) gostou de saber que o evento está saindo de lá, mas se empenharão para um retorno. Deixamos as portas abertas, nunca deixaremos de considerar (o Anhembi)”, completou.
“Vemos o plano de revitalização do Anhembi, anunciado no ano passado, com bons olhos, mas foi uma questão de datas, não vimos a (definição de) data para as realizações”, completou Paulo Octávio Almeida, vice-presidente da empresa responsável pela feira.
Em maio de 2015, a Prefeitura de de SP, abriu um chamamento público para tentar viabilizar uma parceria para modernização do complexo do Anhembi, na Zona Norte. Na ocasião, o prefeito Fernando Haddad afirmou que o Anhembi não podia ficar para trás em relação a concorrentes como os centros de exposições Center Norte, o Transamérica Expo Center e o São Paulo Expo. “Nós temos concorrentes (…). Se nós não modernizarmos o Anhembi, ele vai ficar obsoleto”, disse Haddad na época.
O que diz a prefeitura
Procurada pelo G1, a SPTuris, administradora do Anhembi, não comentou a saída do Salão de SP, disse que “uma série de ações estão sendo realizadas para modernização” do local, entre elas reforma e acessibilidade de banheiros e troca da iluminação e que, mesmo com as reformas, “o calendário do Anhembi segue cheio”.
E que, paralelamente às melhorias em andamento, está conduzindo dois chamamentos públicos que irão agregar grande valor ao espaço. O primeiro, para construção e operação de uma nova arena coberta multiuso, “acabou de passar pela fase de consulta pública e seguirá para licitação ainda no 1º semestre”. O segundo chamamento, para modernização e ampliação de grande parte de todo o complexo de eventos do Anhembi, incluindo o Pavilhão de Exposições, está em fase de análise pela comissão responsável.
Maior e mais equipado
O Anhembi, com seus 77,7 mil m², ainda é o maior centro de exposições da cidade. Pelo menos até a inauguração da modernização e ampliação do São Paulo Expo, marcada para o próximo dia 26. Segundo a Reed, o novo complexo começará a receber eventos a partir de maio.
A concessão do pavilhão foi obtida pela GL Eventos em acordo feito com o governo do estado de São Paulo.
A empresa divulgou que investiria R$ 300 milhões na reforma do SP Expo. A concessão é por 30 anos.
O pavilhão terá 110 mil m² de área total, sendo 90 mil m² de área interna. Também estão sendo erguidos um edifício garagem com capacidade de 4.500 veículos e um centro de convenções de 10 mil m².
Além dessas vagas cobertas, o complexo tem capacidade para mais 1.500 descobertas, um total de 6 mil vagas.
Para melhorar o acesso, estão sendo construídas alças de acesso na Rodovia do Imigrantes.
Salão Duas Rodas
Ao G1, Paulo Octávio, da Reed, disse que ainda não há definição sobre se o Salão Duas Rodas, o maior do setor de motos e também organizado pela empresa, vai sair do Anhembi. “Ainda estamos no início do planejamento. Devemos ter novidades no segundo semestre”, afirmou.
Assim como o Salão do Automóvel, o Duas Rodas é bienal; os eventos se revezam e a próxima edição da feira de motos será em 2017.
Por Luciana de Oliveira, do G1;
Foto: Alan Morici/G1.