7 dicas para abrir seu próprio empreendimento na internet em tempos de crise
Se você sonhava em abrir seu próprio negócio e agora está inseguro com isso, sem pânico. Vamos te mostrar bons motivos para acreditar que abrir um empreendimento na internet nesse momento pode ser uma ótima ideia!
1- Escolha um bom produto pra vender
Este é o princípio de tudo; escolher um segmento de atuação é mandatório para ajudar você a definir como e quais serão os próximos passos.
Já tem algumas ideias, mas está na dúvida de qual delas tem mais chance de sucesso? Uma dica é usar o planejador de palavras-chave do Google, assim terá uma noção melhor de o que as pessoas mais têm interesse e a relação entre demanda e oferta.
Além disso, preocupe-se também com o valor de venda que o seu produto terá; é importante ter um preço justo para não espantar seu consumidor.
Se possível, dê preferência aos fornecedores nacionais. Apesar dos tributos para as indústrias nacionais serem altos em comparação a outros países, a vantagem é que o preço dos produtos não irá sofrer tanto com a variação direta do dólar e, além disso, é uma boa forma de incentivar a economia nacional.
2- Estude os casos de sucesso
Embora cada loja seja diferente, estudar os casos de sucesso pode te ajudar a ter ideais para montar a estratégia da sua loja.
Busque por lojas com as quais você se identifica e também as do mesmo segmento que o seu; é legal estudar como elas começaram e a partir de qual ponto se destacaram no mercado. Procure também ajuda de alguém que trabalha na área para tirar dúvidas.
3- Leve em conta o custo/benefício das plataformas de e-commerce
Apesar do que pode parecer, plataformas de e-commerce não são todas iguais. Cada uma tem características e ferramentas que funcionam de maneiras distintas, o que faz com que a experiência de administrar sua loja seja completamente diferente de uma plataforma para outra.
A melhor forma de saber qual é a plataforma ideal é testá-las. A maioria das empresas oferece um período de teste gratuito para que você possa montar uma loja e conhecer as ferramentas disponíveis em cada uma.
4- Seja dedicado
Assim como abrir uma loja física, montar uma loja virtual também requer tempo e dedicação.
É preciso se preocupar em montar uma loja em que seu cliente sentirá segurança em comprar.
Você pode se perguntar: eu compraria nessa loja?
Uma alternativa é fazer um “teste cego” com seus amigos e perguntar se eles confiariam na loja, assim você terá a opinião sincera sobre a apresentação do seu e-commerce. É sempre bom lembrar que um bom layout com bons banners e imagens dos produtos garantem uma melhor impressão sobre a loja.
Outra coisa que você deve considerar é o desenvolvimento do seu logotipo. Pense em um logo que tenha a ver com a mensagem que você quer passar aos seus clientes e que também se identifique com os produtos que você vende.
5- Divulgue sua loja
A forma como você divulga sua loja vai definir qual a sua estratégia de marketing e quantos clientes você quer atrair por mês. Estudar qual é o melhor canal para divulgá-la pode não só ajudar a vender mais, como também fortalecer a sua marca. Por isso, a parte de divulgação é fundamental para o sucesso do seu negócio tanto a curto quanto a longo prazo.
O recomendado é que você analise em qual canal seu público-alvo está e qual a melhor forma de atingi-lo. A vantagem de fazer isso é que você gastará sua verba para investimento em publicidade de uma forma mais assertiva e segura, aumentando as chances de conquistar mais clientes.
6- Saiba administrar bem suas vendas pra sobreviver
O mundo empresarial está cheio de casos de empresas conhecidas que fecharam as portas por conta de uma má administração. Por isso, saber administrar suas vendas é parte crucial para seu negócio sobreviver.
Além das entregas, é importante saber separar os rendimentos e os gastos para que fique bem definido o andamento da sua loja. Por isso, vale a pena você gastar um tempo organizando como será feito o balanço mensal do seu negócio.
Ter um bom gerenciamento da loja te dará uma ótima visão de como vai seu negócio e a vantagem é que, com isso, você poderá mais ter mais dados para definir a estratégia do seu empreendimento nos próximos meses.
7- Fidelize seu cliente
Se você já pesquisou bastante sobre e-commerce já deve ter ouvido a seguinte frase: manter os clientes antigos é mais fácil do que conquistar novos. Isso não significa que você deve se contentar somente com as pessoas que já compraram e não investir em ganhar novos clientes. No entanto, uma boa forma de gerar compras recorrentes na sua loja, além de originar divulgação boca a boca, é garantir a felicidade do seu cliente.
Um grande diferencial é entender as necessidades dos compradores e fazer um bom atendimento ao cliente, essas são as melhores formas para conseguir fidelizá-los.
Fonte: Profissional de e-commerce