Toyota obtém licença de sistemas de conectividade da Microsoft

Foto: Divulgação Concept-i, carro conceito da Toyota, que usa sistema de inteligência artificial, apresentado na CES 2017

 

A Microsoft anunciou na quarta-feira (22) que vai liberar para Toyota as patentes de seus sistemas de conectividade para carros. É o maior acordo do tipo já feito com uma montadora, mas não será exclusivo, diz a companhia americana. A empresa buscará mais parceiros.
“A Microsoft não produz carros, estamos trabalhando com as montadoras para ajudá-las a ir ao encontro do que o consumidor quer”, disse o vice-presidente da Microsoft’s Intellectual Property Group, Erich Andersen, em comunicado.
De acordo com o site Automotive Business, o acordo permitirá que a Toyota tenha acesso a sistemas de reconhecimento de voz, controle por gestos, inteligência artificial e segurança.
Empresa conjunta
A fabricante japonesa já vinha trabalhando com a Microsoft desde 2011. No ano passado, criou uma empresa nos Estados Unidos chamada Toyota Connected, que tem 5% das ações pertencentes à companhia fundada por Bill Gates.
Dentre os serviços que serão desenvolvidos ou expandidos pela Toyota Connected estão a cobertura de seguros e taxas baseadas nos padrões reais de direção dos donos dos veículos; redes de veículos conectados que podem compartilhar informações sobre tráfego e condições climáticas; e serviços de informações ajustados aos hábitos e preferências dos motoristas, incluindo monitoramento dos batimentos cardíacos, níveis de glicose e outros dados de saúde pessoal.
Outras parcerias
Além disso, no começo deste ano, Toyota, Ford, Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Mazda anunciaram uma parceria para desenvolver sistemas de conectividade para carros.
A base é um programa chamado “SmartDeviceLink”, ou SDL (na sigla em inglês), desenvolvido pela Ford, que permite conectar aplicativos de smartphones às telas dos painéis dos veículos. Ele seria uma alternativa aos dois principais sistemas do tipo para carros: o CarPlay, da Apple, e o Android Auto, do Google.
A ideia é deixá-lo com código aberto, para incentivar outras empresas desenvolverem aplicativos inovadores e mais seguros para promover a interatividade entre carros e smartphones.
Também em janeiro passado, Fiat Chrysler e Google também se uniram para apresentar um Chrysler 300 com o sistema Android integrado à central multimídia UConnect.
A diferença disso para o Android Auto é que o novo sistema permitirá que aplicativos como Google Maps e o Spotify rodem dentro da central da Fiat, mantendo a “cara” e os recursos dessa central. O Android Auto, que é mais simples, não roda dentro das centrais; ele funciona “puxando” os dados do smartphone conectado à central e possui uma interface própria e bastante limitada.

Fonte: Primeira Hora

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