‘Tinder do automóvel’ conecta comprador a vendedor de carro

app_automovel

Nos mesmos moldes do famoso aplicativo de encontros Tinder, foi lançado o App do Automóvel (www.appdoautomovel.com). Segundo o fundador do serviço, Felipe Jacinto, a plataforma é capaz de cruzar informações e interesses comuns de particulares, tornando possível a negociação entre eles sem que precisem recorrer a uma loja para dar o carro na troca. “Com um clique, é possível demonstrar interesse. Se o dono do carro em questão retribuir a curtida, é um ‘match’, e a negociação é iniciada”, explica.

Ele acredita que, além da facilidade na busca por um carro, há a vantagem econômica, na casa dos 20%. “É o valor inflado pelas concessionárias, quando vendem o carro, já que precisam retirar da transação o lucro e o valor dos impostos. Essa é uma prática comum desse mercado. Do outro lado, quem vende o carro para a concessionária acaba perdendo dinheiro, pois elas pagam menos que o valor do mercado. O que propomos é uma alternativa”, observa.

O fundador do aplicativo conta que, até o momento, já foram mais de 400 ‘matches’. “A diferença do app para outros sites de classificados é que ele cruza informações de vendedores e compradores, e só conecta um ao outro quando há interesse mútuo, o que pode facilitar a negociação. Como no Tinder, se o outro retribui a curtida, ambos recebem uma notificação, o chamado ‘“match’. Então, um pode ligar ou mandar e-mail para o outro sem ser inconveniente”, observa.

O App do Automóvel foi lançado no começo de junho e tem cerca de 8.000 automóveis cadastrados para venda ou troca. Por enquanto, 80% desse total são da região metropolitana de São Paulo. “A intenção é que possamos conseguir usuários de todo o país”, diz.

Após período grátis, será R$ 4,99 por mês
O “Tinder dos carros” está disponível para sistemas Android e iOS. Baixar o aplicativo é de graça, e o primeiro mês de uso não tem custo. A partir do segundo mês, o usuário que quiser manter o anúncio de venda do carro precisa pagar R$ 4,99 mensais.

O tempo médio para que uma negociação feita pelo App do Automóvel seja concluída, conforme o fundador do aplicativo, Felipe Jacinto, varia de 15 a 20 dias.

Ele conta que a inspiração veio de outro aplicativo lançado por ele, no ano passado: o App do Imóvel, que tem em torno de 20 mil imóveis cadastrados. “Além de comprar, vender ou trocar um imóvel, percebi que havia espaço para um aplicativo no segmento de automóveis. Afinal, brasileiro gosta de carro e, depois de um determinado tempo, quer trocar de veículo”, diz.

Sem dar ‘match’. Ao se cadastrar no App do Automóvel, o usuário preenche informações como modelo, cor, quilometragem, preço e localização do veículo que deseja vender ou comprar.
A diferença do app para o Tinder é que os anunciantes ficam sabendo quem deu like no carro, mesmo sem dar “match”.

Por Juliana Gontijo, do Jornal O Tempo.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.