Vanguarda tecnológica começa pelos carros de luxo
Vanguarda tecnológica começa pelos carros de luxo
Os automóveis estão passando por uma mudança drástica, talvez a maior desde sua invenção mais de um século atrás. Mas, essa vanguarda tecnológica, que dará aos carros certa autonomia em relação ao homem, passa necessariamente pelos carros de luxo. A afirmação de BMW e Volvo, marcas premium que participaram do seminário “Os Novos Desafios da Indústria Automotiva Brasileira”, realizado pela revista Auto Data.
Para a BMW, os carros de luxo hoje em dia estão bem sofisticados e literalmente conectados. A marca alemã enfatiza o uso do SIM Card como meio para uma conexão carro-concessionário, por exemplo. Segundo Henrique Miranda, executivo da empresa, esta conexão permite ao fabricante saber o real estado do veículo e ter a informação exata de quais fluídos, peças ou componentes precisam ser substituídos.
Com isso, de acordo com Miranda, a BMW acabou com a revisão programada, já que a empresa tem todos os dados de manutenção do veículo disponíveis na nuvem, podendo assim ser utilizados pelo concessionário para a revisão. Segundo o executivo, o revendedor pode assim se preparar melhor para atender o cliente, já que sabe o que é preciso trocar quando o carro chegar. A tecnologia também permite armazenar dados do cliente, que pode assim levar “a casa” para dentro do automóvel. A BMW garante segurança na proteção dos dados em nuvem.
Já a Volvo, segundo o diretor comercial da empresa João Oliveira, tem como foco reduzir os acidentes e acabar com as mortes ao volante até 2020. De acordo com pesquisas, 90% dos acidentes são gerados pelo homem e a marca sueca quer eliminar esse fator, que ajudará em sua missão. A resposta para a questão é a condução autônoma, que permitirá um expressivo aumento na segurança. A montadora já começará os testes com 100 famílias suecas a partir de 2018, buscando assim aprimorar a tecnologia até sua entrada no mercado.
Mas, além da segurança, a Volvo também aposta na eficiência energética e em motores limpos. Por isso, como comenta Oliveira, a partir de 2019 a empresa produzirá somente carros focados nesse tema. Para a marca, a preocupação agora não é apenas se concentrar no desenvolvimento do produto em si, mas no impacto social que estes novos automóveis terão sobre as pessoas. Por conta disso, os dois temas são as ordens do dia para o fabricante nórdico.
Miranda, da BMW, complementa dizendo que, para as marcas premium, esse avanço tecnológico é uma grande oportunidade para atração de clientes que não pensam apenas em ter um carro em si, mas se preocupam com o meio ambiente e a mobilidade urbana.