Emplacamentos acumulados crescem em 2025
Emplacamentos acumulados crescem 4,9% em 2025.
O aumento na venda direta e eletrificados alavanca o crescimento
Análise de vendas de junho de 2025 da Bright Consulting
O mercado automotivo brasileiro encerrou o primeiro semestre de 2025 em alta. Os emplacamentos acumulados do ano atingiram 1.129.004 unidades, superando as 1.075.696 registradas no mesmo período de 2024 — um crescimento de 4,9% no comparativo anual.
Apesar da queda em junho frente a maio (–5,7%), o desempenho segue neutro frente ao mesmo mês de 2024 (–0,2%, indicando estabilidade). Em junho de 2025, foram emplacados 201.740 veículos, contra 213.984 em maio e 202.228 em junho de 2024.
Venda direta sustenta o crescimento, apesar da retração no showroom
A venda direta segue como motor do crescimento, representando 50,0% das vendas em junho — patamar estável frente a maio (50,2%) e bem acima dos 44,6% registrados em junho de 2024. No acumulado do ano, 46,3% dos emplacamentos foram por venda direta, contra 42,4% no mesmo intervalo do ano anterior.
Os números absolutos refletem esse avanço: foram 100.873 veículos via venda direta em junho, superando os 90.130 de junho/2024. Já o showroom recuou de 112.098 unidades para 100.867, uma queda de 10,0%, sinalizando uma retração nas vendas a consumidores finais aliada a uma mudança estrutural no perfil de consumo, com um aumento nas assinaturas de veículos. No ano, o canal showroom acumula 606.816 unidades, em queda de 2,1% frente a 2024.
Participação de Mercado por Montadora
Top 5 montadoras – 1ª quinzena de junho (em unidades):
FIAT – 41.804 unidades (20,7%)
Volkswagen (VW) – 37.053 unidades (18,4%)
Chevrolet (GM) – 21.920 unidades (10,9%)
Hyundai – 16.199 unidades (8,0%)
Toyota – 14.908 unidades (7,4%)
Entre as montadoras, destaque para as que mais ganharam participação na virada de maio para junho de 2025:
GM (+0,8 p.p.)
Participação em Maio de 2025: 10,1%
Participação em Junho de 2025: 10,9%
VW (+1 p.p.)
Participação em Maio de 2025: 17,4%
Participação em Junho de 2025: 18,4%
FORD (+0,4 p.p.)
Participação em Maio de 2025: 1,6%
Participação em Junho de 2025: 2,0%
Por outro lado, algumas montadoras perderam espaço no mês:
FIAT (-0,8 p.p.)
Participação em Maio de 2025: 21,5%
Participação em Junho de 2025: 20,7%
HYUNDAI (-0,9 p.p.)
Participação em Maio de 2025: 8,9%
Participação em Junho de 2025: 8,0%
BYD (-0,4 p.p.)
Participação em Maio de 2025: 4,4%
Participação em Junho de 2025: 4,0%
Minas Gerais lidera vendas e amplia protagonismo regional
Minas Gerais assumiu a liderança entre os estados, com 25,4% de participação nos emplacamentos de junho, ultrapassando São Paulo (24,3%). Paraná (7,1%) e Santa Catarina (4,6%) completam o ranking.
O bom desempenho mineiro tem forte relação com as vendas diretas, especialmente para locadoras e frotistas — um fenômeno que se intensificou ao longo do primeiro semestre.
Eletrificados avançam em volume e ganham mais espaço
Os veículos eletrificados seguem crescendo. Junho fechou com 20.590 unidades emplacadas, volume próximo ao de maio (21.404), mas 44,7% superior ao registrado em junho de 2024 (14.229). A participação no mês foi de aproximadamente 10,2% do total de vendas.
No acumulado de 2025, já são 111.095 veículos eletrificados, um salto de 41,9% frente ao mesmo período de 2024 (78.283), elevando a participação anual de 7,3% para 9,8%.
o Distribuição por tipo de propulsão – junho/2025:
§ BEV (100% elétrico): 6.501 (31,6%)
§ PHEV (híbrido plug-in): 6.124 (29,7%)
§ MHEV (híbrido leve): 5.317 (25,8%)
§ HEV (híbrido convencional): 2.648 (12,9%)
o Modelos mais vendidos por categoria:
§ BEV: BYD Dolphin Mini – 1.913 unidades (29,4%)
§ PHEV: GWM Haval H6 – 1.763 unidades (28,8%)
§ MHEV: Fiat Fastback – 3.025 unidades (56,9%)
§ HEV: GWM Haval H6 – 734 unidades (27,7%)
Marcas chinesas oscilam, mas mantêm trajetória de crescimento
A participação das marcas chinesas recuou levemente em junho, passando de 9,0% em maio para 8,0%. Apesar da oscilação pontual, o acumulado do ano mantém tendência de crescimento, especialmente puxado por BYD e GWM, líderes entre os eletrificados.
A Bright Consulting é uma consultoria automotiva especializada com sede em Campinas (SP). Criada em 2014, tem como missão oferecer um portfólio de serviços de inteligência competitiva orientado para minimizar os riscos relacionados ao processo decisório de seus clientes. Conta com especialistas reconhecidos nos mercados nacional e internacional, que avaliam as grandes transformações do mercado e da indústria. E os impactos da evolução tecnológica nos veículos. Contribuem na elaboração de projeções mais assertivas de sustentação às decisões das empresas.
Emplacamentos acumulados crescem 4,9% em 2025.