SP: Os carros que não vieram para o Salão
O Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre até o dia 9 de novembro, apresentou novidades para o mercado brasileiro como o Jeep Renegade e até mesmo o Land Rover Discovery Sport, que será nacional. Aqui no iCarros você já viu as principais estreias para o mercado, mas agora irá conferir a turma dos que nem deram as caras no Anhembi.
Lamborghini e o mistério do Asterion
Ainda na fase de protótipo, o Lamborghini Asterion é o primeiro carro híbrido na história da marca italiana. A novidade foi apresentada em outubro, no Salão de Paris, e gera 923 cv de potência graças à combinação de um motor 5.2 V10 a gasolina e três propulsores elétricos. A Via Itália, importadora oficial da marca no Brasil, ficou de fora do Salão, então o conceito estará longe dos olhos tupiniquins.
Dodge Viper, ou como o Brasil ficou sem a víbora
Uma das estrelas da Dodge no Salão de Detroit, em janeiro, o Viper não veio para o Brasil. Ao menos havia um motivo: o grupo Chrysler reservou seu espaço no evento paulista para dar destaque ao Jeep Renagade, uma das principais novidades do Salão para nosso mercado. O esportivo com o enorme motor 8.4 V10 a gasolina – e seus 648 cv e 82,9 kgfm de torque – fez falta. Nem mesmo os Challenger e Charger Hellcat estavam presentes. Além do nome bacana, os modelos possuem um motor 6.2 V8 a gasolina sobrealimentado por compressor capaz de entregar 717 cv.
Audi S1: aquele abraço!
Se você estava contente com os 185 cv do Audi A1 Sportback 1.4 turbo a gasolina. O que diria se o compacto fosse oferecido por aqui com motor 2.0 turbo a gasolina de 231 cv de potência? Esse é o S1, novidade mostrada no Salão de Genebra que a marca não trouxe para o evento de São Paulo (SP). Audi S1: sentimos sua falta!
Ford Focus ST que é bom, nada
Em junho, A Ford mostrou o novo Focus ST no festival de Goodwood, na Inglaterra. O modelo conta com um motor 2.0 turbo a gasolina e nada menos que 250 cv de potência. Porém, no Brasil, ainda não recebemos sequer o primeiro facelift do hatch em que se baseia, quanto mais sua configuração mais esportiva.
Menos Ford Fiesta Sport e mais Fiesta ST, por favor
Falando em desatualização, o Ford Fiesta ST foi exibido pela primeira vez no Salão de Genebra… Só que no de 2012! O pequeno esportivo tem um motor 1.6 turbo a gasolina capaz de entregar 181 cv de potência, mas, no Brasil, o mar não está para peixe e a marca reluta em trazer o modelo para cá. Os brasileiros precisarão se contentar com o Fiesta “Sport”, nova configuração apresentada no Salão do Automóvel, que é basicamente a intermediária SE com kit aerodinâmico e rodas de 16’’ (que são as mesmas da versão Titanium, mas pintadas). O motor é o mesmo 1.6 16V flex de 130 cv (etanol).
Peugeot 208 GTi: a expectativa continua
Assim como o Fiesta ST, o Peugeot 208 GTi foi apresentado no Salão de Genebra de 2012. Mesmo após tanto tempo, quem esperava que o modelo aparecesse em São Paulo (SP) vai ter que esperar mais, pois o esportivo compacto com um poderoso motor 1.6 turbo a gasolina de 200 cv não tem sequer previsão para desembarcar no Brasil, mesmo que só a passeio.
Quem não tem Renault Twingo caça com Clio
A nova geração do carismático compacto de entrada da Renault foi apresentada ao público no Salão de Genebra, em fevereiro. Porém, a marca de São José dos Pinhais (PR) ainda não demonstrou interesse em trazer o modelo para cá. Uma pena, pois o modelo compartilha a plataforma com a nova geração do smart ForFour e possui motor e tração traseiras, prometendo um conjunto divertido para substituir o antigo Clio por aqui.
Peugeot 108 e Citroën C1: altas aventuras, fora do Brasil…
Falando em pequenos franceses, essa duplinha do barulho faz falta por aqui. Com porte de Volkswagen up!, Citroën C1 e Peugeot 108 são os modelos de entrada do Grupo PSA na Europa e descendentes diretos de carros que já foram vendidos no Brasil, como o AX para o primeirao e o 106 para o segundo. Porém, ambas as marcas de origem francesa parecem estar contentes oferecendo modelos de entrada já na casa dos R$ 40 mil e não trazem nem o C1 nem o 108 para cá nem para dar apenas um “oi”. E olha que os carrinhos foram apresentados em nova geração lá atrás, em fevereiro, no Salão de Genebra.
Quase um Renagade, Fiat 500X nos foi renegado
Com a estreia do Jeep Renegade no Brasil e a fusão dos grupos Chrysler e Fiat, a versão aventureira do Fiat 500L, a X, ficou de fora da exposição na capital paulista. Apresentado no Salão de Paris em outubro, o modelo compartilha plataforma com o SUV que será fabricado em Goiana (PE) e concorreria pelo mesmo público. Seria uma espécie de “fratricídio” ter os dois presentes no Salão.
Por Thiago Moreno, do iCarros.