Escolhendo a sua próxima blindagem

Como já abordamos aqui no Portal Blindados, encontramos diariamente muitos usuários de veículos blindados que buscam dicas com amigos, no momento de escolher uma boa blindagem.

Devido à falta de uma referência oficial como por exemplo uma Norma de Blindagem de veículos, já que atualmente no país contamos apenas com Norma referente a teste de materiais balísticos (NBR 15.000), muitas impressões e informações equivocadas acabam dominando o mercado de uma forma geral.

Quando se opta por realizar a blindagem de um veículo, em tese o que se está buscando é segurança e desta forma, deveriam ser valorizados não só os matérias empregados, mas também o projeto de blindagem.

No entanto, boa parte dos usuários de veículos blindados costumam valorizar as questões de acabamento e conforto, deixando a segurança em segundo plano.

O modelo do vidro costuma dominar as discussões entre proprietários de blindados, onde parecem prevalecer aqueles mais leves como mais indicados e preferidos. O acabamento mais próximo ao original também é bastante comentado e mostra-se como outro fator decisor.

Os materiais opacos, que são aqueles que não aparecem no carro já acabado, infelizmente não costumam circular entre os principais comentários e são fundamentais no quesito segurança.

Em relação à aplicação da blindagem, a sobreposição de materiais é fundamental e obrigatória no quesito segurança, assim como a especificação do material opaco em regiões especiais como tampas de porta-malas confeccionadas em algum tipo de fibra.

Teto solar é outro item que costuma não receber a devida importância, pois a complexidade técnica de se garantir uma boa proteção nessa região, é bastante alta, além do peso agregado na região superior do veículo. Veículos blindados de fábrica, jamais são produzidos e comercializados com teto solar.

Em algumas regiões do veículo, as formas mais seguras de blindagem exigem intervenções mais profundas, que consequentemente afetam a aparência, diferenciando-a da original.

Por esse motivo sempre visite as empresas de blindagem antes de fechar o negócio, conheça os responsáveis pelos projetos de blindagem, a equipe de engenharia e esclareça todas as suas dúvidas.

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.