Andar com combustível na reserva é ruim para o veículo?
Se você tem o hábito de abastecer o carro apenas quando o tanque está na reserva, fique atento a essas dicas
Para aqueles que perguntam se andar com o carro na reserva pode causar algum problema para o veículo, nós criamos esse guia rápido para apresentar os principais problemas causados por essa prática e uma dica do que fazer para evitar.
Quantos litros o tanque reserva tem?
Isso é relativo e varia de carro para carro. Mas, em média, a reserva tem entre 5 a 8 litros. As montadoras afirmam que a reserva não é um tanque extra, e sim, o mínimo necessário para alertar o motorista através da luz acesa no painel, e permitir que seja possível se locomover até o posto mais próximo para abastecimento. Ou seja, o reservatório de combustível foi projetado para ser usado em casos emergenciais.
Conheça abaixo os principais danos quando se anda muito na reserva:
Pane seca
Para quem tem o hábito de abastecer o carro apenas quando o tanque está na reserva, é bom estar atento principalmente aos imprevistos.
Se precisar realizar um trajeto maior que o esperado e não existir um posto sequer durante esse percurso, você pode sofrer uma pane seca, ou seja, seu carro para de funcionar por falta de combustível.
De acordo com o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é considerada média com multa no valor de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na CNH, além de ter o veículo removido.
Um segundo perigo neste tipo de situação é que você fica vulnerável a furtos e roubos.
Queima da Bomba de Combustível
É comum o carro apresentar problemas se o motoristas demora para abastecer e tem o hábito de andar sempre na reserva. O principal risco e com a bomba de combustível que está localizada dentro do tanque.
Isso porque o mesmo combustível que ela bombeia para alimentar o motor também é o responsável por mantê-la refrigerada, evitando assim, o superaquecimento e consequentemente a queima da peça.
Problemas no sistema de injeção
O segundo fator de risco é o entupimento dos bicos injetores, responsáveis por liberar o combustível para o motor. Manter o tanque quase sempre vazio atrai sujeiras para a bomba. Essa sujeira vai sendo depositada no fundo do tanque por meio do processo de decantação. Com reservatório na reserva essas partículas se misturam com o restante do líquido e são enviadas ao motor pelos bicos injetores, causando falhas e perda de potência no motor.
Dica para evitar dor de cabeça:
Crie o hábito de abastecer seu veículo todas as vezes que o marcador de combustível chegar na marca de ¼ do tanque. Esse é o limite para manter a bomba de combustível submersa e refrigerada, além de garantir mais autonomia para chegar ao seu destino ou a um mais posto próxima com segurança.
FONTE: ICARROS