Balcão Virtual da moObie conecta locadoras com quem precisa alugar carros

Com aproximação da startup com pequenos locadores de veículos espalhados por todo o país, tendência é de que haja uma entrada no digital desses pequenos negócios

Um aplicativo capaz de conectar uma demanda grande de pessoas em busca de carros para alugar – seja para viagens, trabalho ou mesmo uso no dia a dia – aliado a um universo pulverizado de locadoras de veículos, tem sido motor de uma grande transformação mercadológica por qual o ecossistema de mobilidade vem passando no Brasil desde que a moObie, principal plataforma de aluguel de veículos do país, resolveu se movimentar e buscar esse mercado.

Com mais locadoras agora utilizando a plataforma, em mais de 190 cidades do Brasil, a startup comandada pela CEO e fundadora Tamy Lin, conseguiu unir a capilaridade de sua operação, que já ocorria no modelo P2P (quando o aluguel ocorre de pessoa para pessoa), incluindo as locadoras no jogo. “Foi muito intuitivo e natural termos feito esse movimento, uma vez que temos um mercado ainda em formação em termos de pessoas disponibilizando veículos e o fato de as locadoras muitas vezes não terem uma jornada digital atraente, facilitou com que nós nos tornássemos o promotor dessa transformação para elas”, conta Tamy.

Chamado de Balcão virtual, o serviço consiste em ajudar as locadoras na segurança e na desburocratização das locações de veículos. A plataforma possui uma tecnologia que realiza o sistema de gestão de reservas, mecanismo anti fraude, meios de pagamentos, digitalização dos documentos, assistência 24h e emissão de seguro, todo este sistema realizado pela interface da moObie. Ficando apenas para as locadoras o trabalho de atendimento de retirada e entrega para os usuários que estão na plataforma.

Andrews Vilivas é diretor comercial da Cider Locadora, localizada em São Paulo, e desde outubro utiliza a plataforma da moObie como seu marketplace para o aluguel dos mais de cem veículos da empresa. “É uma oportunidade de colocar a Cider em novas plataformas e conectar com perfis diferentes de pessoas jurídicas. O sistema da moObie no perfil de cliente é simples em comparação com as locadoras tradicionais e agora temos uma demanda com locações eventuais e mensais, que não existia antes com as pessoas jurídicas. Nos últimos dois meses, essa parceria com a moObie já rendeu uma média de R$ 16 mil”, comenta.

Os próximos passos da startup é expandir, até o primeiro semestre de 2021, a parceria com as locadoras e atingir 30% desse contingente. A moObie possui 600 mil usuários inscritos em sua base, uma demanda bastante reprimida e uma mudança cultural, que podem modular o jeito de se utilizar os carros no dia a dia.

Passo a passo de como funciona o compartilhamento/locação:

1– A locadora cadastra seu carro no app da moObie. O automóvel passa por validação onde são verificados a situação junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade (ser o proprietário do veículo, ano de fabricação igual ou superior a 2009 e menos de 150 mil km rodados).

2– O condutor que precisa de um carro acessa o app da moObie faz o cadastro do cartão de crédito e a CNH pelo celular. Os dados são avaliados pelo time da moObie quanto à validade e regularização, além de outros critérios que garantem a segurança.

3– Depois do cadastro aprovado, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, verifica preço e solicita a reserva. Do outro lado, a locadora visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a solicitação na data especificada, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do condutor, (com possibilidade de boleto no pacote mensal) e entra na conta do proprietário do carro cadastrada na moObie em datas pré-definidas.

4– No ato da entrega das chaves, é realizado um check-in no próprio app; da mesma forma, na devolução é feito check-out via celular.

O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo o período de locação – (se houver sinistro, a seguradora da própria locadora é a responsável e não a do proprietário. Se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro. A moObie exige condições similares de assistência 24hs no Brasil todo e seguro a terceiros).

Sobre a moObie

A moObie é uma comunidade criada para promover a economia criativa e incentivar novas soluções de mobilidade urbana como o carsharing (compartilhamento de veículos), que visa contribuir para cidades mais sustentáveis. Com um app intuitivo e prático, a empresa aproxima pessoas interessadas em otimizar o investimento feito em um carro e obter uma renda extra (o proprietário) de pessoas que procuram um meio de transporte seguro e acessível (o usuário).

FONTE: SEGS
plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.