Como a tecnologia V2X revolucionará os meios de transporte e a comunicação

A menos que você seja um entusiasta incondicional de carros antigos, você notou que os veículos estão se tornando cada vez mais conectados, entre si e com o mundo exterior. Com os sistemas operacionais de automóveis operando tudo, desde informações e entretenimento à direção autônoma, os veículos estão se tornando cada vez mais inteligentes e menos dependentes da operação humana. Os usuários de veículos se beneficiam de viagens mais seguras, ecológicas e eficientes graças aos sensores abundantes e à conectividade a bordo, enquanto os fabricantes de automóveis, empresas de tecnologia e provedores de comunicações têm um mercado totalmente novo para competir.

Neste cenário, a tecnologia V2X vem ganhando espaço ultimamente nas pautas tecnológicas e significa “veículo para tudo”. Um termo genérico para um sistema de comunicação do carro, em que as informações de sensores e outras fontes viajam por meio de links de banda larga, baixa latência e alta confiabilidade, abrindo caminho para uma direção totalmente autônoma. Ou seja, é uma tecnologia que permite que os veículos se comuniquem com as partes móveis do sistema de tráfego ao seu redor. O V2X usa um sinal sem fio para se comunicar com sistemas compatíveis e esse sinal é resistente a interferências e ao clima. Além dos benefícios de segurança, a tecnologia V2X atende a outros propósitos, como integração de pagamentos automáticos de pedágios, estacionamento e taxas semelhantes.

Existem vários componentes do V2X, incluindo veículo a veículo (V2V), veículo a infraestrutura (V2I), veículo a pedestre (V2P) e veículo a rede (V2N). Nesse ecossistema multifacetado, os carros falarão com outros carros, com a infraestrutura das cidades, com semáforos ou vagas de estacionamento, com pedestres munidos de smartphones e com data centers por meio de redes celulares. Diferentes casos de uso terão diferentes conjuntos de requisitos, que o sistema de comunicação deverá tratar de forma eficiente e econômica.

Os sistemas de comunicação V2X estão sendo usados atualmente principalmente para aumentar a segurança e prevenir colisões. Em um veículo tradicional, os sistemas V2X podem transmitir informações importantes ao motorista em relação ao mau tempo, acidentes próximos, condições das estradas e as atividades perigosas de veículos próximos. Em veículos autônomos, o V2X fornece informações extras ao sistema de navegação existente do veículo.

O mercado V2X ainda é relativamente incipiente e muitos dos benefícios do sistema não serão totalmente percebidos até que o mercado se expanda. Pois para que um veículo V2X se comunique com outro veículo ou objeto, esse objeto também deve usar a tecnologia V2X. Muitos sistemas de tráfego ainda não possuem sistemas V2X, o que significa que os veículos que possuem a tecnologia, ainda não podem se comunicar com eles.

Espera-se que esta tecnologia cresça significativamente nos próximos 20 anos, já que muitos dos principais fornecedores de V2X, como Delphi, Denso, Qualcomm e Continental, têm planos de integração em grande escala. Muitos modelos de carros novos usam alguma forma de tecnologia V2X, especialmente marcas de luxo. Espera-se que os sistemas de veículo para tudo sejam eventualmente adicionados também a veículos de baixo custo.

* Juan Pablo D. Boeira é CDO do Innovation Center, Mestre e Doutorando em Design Estratégico e Inovação pela UNISINOS, Professor de Inovação e Tópicos Avançados de Marketing na UNISINOS, ESPM e PUCRS

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/colunas/Changemaker/noticia/2020/08/como-tecnologia-v2x-revolucionara-os-meios-de-transporte-e-comunicacao.html

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.