[ENTREVISTA] Luiz Filho – Especialista no setor de locação de carros no Brasil

Entrevistamos um dos mais respeitados especialistas em locação de carros do país, para saber como aplicar o conceito de Transformação Digital nesse segmento.

Você confere toda a entrevista abaixo!

De acordo com a sua experiência, quão importante tem sido o aspecto da aceleração da transformação digital e das novas tecnologias pro setor de locação de carros e como este conceito continuará a ser aplicado nas empresas daqui pra frente?

O setor automotivo mudou muito nos últimos anos, e vem evoluindo na tentativa de se reinventar para responder os novos comportamentos dos consumidores (pessoas físicas e empresas).

Igualmente, as locadoras estão mais abertas para oportunidades, investindo em novos modelos de negócios, avançando em tecnologia e focadas em atender as necessidades dos clientes.

Muitas locadoras já se conscientizaram sobre a importância da tecnologia para o crescimento do negócio. Principalmente as ferramentas e soluções tecnológicas para diminuir custos e aumentar a margem de rentabilidade.

Existem muitas inovações tecnológicas acontecendo, como os hardwares para veículos, nos canais de atendimento, na precificação dinâmica. Assim como, gestão da frota, desmobilização dos veículos, a experiência do cliente (App, retirada e devolução do veículo), integrações e outros, estão em todas as áreas.

Agora que o mercado iniciou uma retomada e já é possível uma análise do primeiro semestre, qual foi o real impacto da pandemia para setor de aluguel de carros?O setor de aluguel de veículos sofreu no início da pandemia. Assim, o mais impactado foi o aluguel eventual (RAC –Rent A Car), seguido pela venda de seminovos.

Estima-se que mais de 90% da demanda dos veículos para locação que vinham sendo alugados em viagens de negócios e de lazer ficaram parados nos primeiros meses. Do mesmo modo, nesse período, mais de 80% dos motoristas de aplicativos tiveram que parar as atividades.

“A terceirização de frotas apresentou mais resistência, foi o segmento menos afetado pelo COVID-19.

Como o segmento tem se comportado agora? Quais modalidades do segmento já demonstram melhora (aluguel pra pessoa física, para empresas…)?

A expectativa para os próximos meses é positiva, o setor está bastante otimista e todos os indicadores estão subindo mês a mês.

A princípio, a terceirização de frotas para empresas vem retomando os volumes de venda desde julho e apresenta tendência de crescimento. Desse modo, outro exemplo de retomada são os motoristas de aplicativos, que já sinalizam um aumento na procura no aluguel de carros.

O perfil do consumidor das empresas de aluguel mudou?
Não digo que mudou totalmente, mas algumas tendências de consumo para o setor já estavam acontecendo. Sem dúvidas, a pandemia acelerou algumas mudanças que serviram para consolidar novos modelos de negócios, consequentemente, para atender as necessidades de novos consumidores.

Dessa forma, destaco também o conceito de anywhere office, que no momento vem ganhando força no Brasil. Muitas pessoas buscando unir o útil ao agradável, estão realizando viagens mais curtas, para locais onde elas se sintam mais seguras, próximos às suas cidades de origem. Enfim, uma ótima oportunidade para locadoras e turismo regional.

Para onde vai o setor no pós-COVID? Quais as tendências em relação a processos, novas tecnologias, parcerias e até novos negócios?
As “BIG3” (Localiza, Unidas e Movida), principais locadoras no Brasil, estão mais preparadas para investir e oferecerem novos serviços nesse momento, principalmente por contar com um fôlego maior em caixa.

Um ponto importante, foi a prática de descontos nas tarifas das principais locadoras, empurraram para baixo o valor da diária média do mercado, espremendo a margem de lucro das pequenas e médias locadoras.

Os valores devem voltar aos poucos ao patamar de antes da pandemia. Por isso, no “pós-COVID”, existe uma preocupação com a vulnerabilidade e saúde financeira das locadoras de pequeno porte, locadoras regionais que atuam de maneira segmentada.

Tendências do setor

Como tendência, algumas locadoras ampliaram ou desenvolveram a utilização do check-in online, que antecipa procedimentos pelo celular ou computador, evitando o atendimento no balcão.

Da mesma forma, outro movimento interessante é a entrada de montadoras e concessionárias no serviço de locação de carros. No ano passado tivemos algumas novidades, e esse ano, muitos projetos estão acontecendo. Existem muitas oportunidades em locação de veículos no mercado.

“O cliente ganha uma nova experiência, podendo reduzir a retirada do carro em poucos minutos. Ao mesmo tempo, outro serviço que vem ganhando a preferência dos brasileiros é o carro por assinatura para pessoa física (aluguel de longo prazo), podendo ser um carro 0 km ou um seminovo. Muitos serviços estão disponíveis para o atendimento online, seminovos, carro por assinatura e locação eventual.

Quais empresas e iniciativas do setor você destacaria como as mais assertivas durante este ano?

Primeiramente para o setor:


 – EuroIT: Principal empresa de software de gestão de locadoras que oferece soluções (Rent a Car, Terceirização de Frota, Motorista de APP, Integrações e Carro por Assinatura), alinhadas com o momento e tendência.

– Easy Carros: Ajuda pequenas e médias locadoras. Oferece serviços de: Manutenção, Documentação e multas, Compra de carros e Financiamento.

Por fim, para o setor e consumidores:

– RentFoi uma iniciativa sem fins lucrativos, uma plataforma colaborativa que busca apoiar pequenos e médios empreendedores regionais do segmento de locação de veículos e mobilidade. O movimento foi uma ação de profissionais e empresas apoiadoras que acreditam no setor de locação de carros no Brasil.

Assim, através do site rent.com.br o consumidor compra vouchers de diárias promocionais antecipadamente, e poderá utilizá-los para a sua locação de carro até junho de 2021.

O objetivo é de ajudar essas locadoras regionais à imediata movimentação financeira, para dar continuidade ao seu negócio. A campanha realizará o repasse dos valores dos vouchers adquiridos o mais rápido possível às locadoras participantes. Todo o processo online e sem custo nenhum para as locadoras.

Luiz Filho

LinkedIn|Car Rental Specialist

Especialista no setor de locação de carros no Brasil. Trabalhou por 7 anos em um dos principais players globais para locação de veículos online, sempre acompanhando o mercado e desenvolvendo negócios para as locadoras.

Criador do grupo Locadora de Carros no Linkedin. Assim como, um dos idealizadores do Rent , maior movimento colaborativo do setor de locação de carros no Brasil.

Como consultor, desenvolve negócios para locadoras e empresas que atuam no setor de locação de veículos.

 

 

FONTE: MOB1 CLUB

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.