EXCLUSIVO: Voltz enfrenta montadoras com moto elétrica inteligente
A autotech Voltz lançou uma moto elétrica como parte de sua estratégia para desafiar as montadoras de veículos convencionais, que inclui planos para crédito, aluguel para frotistas e compartilhamento de baterias para estes veículos.
Com uma proposta que remete aos modelos urbanos street e naked, modelos mais vendidos no Brasil, a empresa apresentou sua nova moto durante uma live de inauguração de sua loja-conceito em São Paulo. Nas primeiras 24 horas após o lançamento, a empresa vendeu mais de 1 mil unidades das duas opções da EVS, que tem um preço inicial de R$ 15.900, pedindo uma entrada de R$ 250. As entregas vão ocorrer a partir de dezembro deste ano.
A moto de 130 kg de peso vai de 0 a 60 km/h em seis segundos e tem autonomia de até 180 quilômetros, com tempo de recarga de até cinco horas. O modelo, que tem iluminação full-LED e alto-falantes Bluetooth, é controlado por um aplicativo, que exibe informações do smartphone em uma tela TFT do painel digital. Em caso de roubo da moto ou da bateria, o usuário pode também bloquear os itens através do app.
Planos no horizonte para a startup de Renato Villar, que projeta faturar R$ 52 milhões em 2020 e R$ 300 milhões em 2021, vão além da fabricação dos veículos. A autotech planeja a inauguração de estações de compartilhamento de baterias elétricas, oferecer aluguel de motos elétricas para frotistas e realizar a venda para empresas de compartilhamento de scooters.
Antes disso, a Voltz quer oferecer financiamento de motos elétricas, com base no ECO-V, um sistema de monitoramento em tempo real baseado no conceito de telemetria. O conceito consiste na conexão 24 horas dos veículos aos sistemas da empresa através de uma plataforma hospedada na nuvem.
O sistema permite, por exemplo, que a empresa saiba detalhes sobre o padrão de condução do proprietário da moto, se a mesma for derrubada quando estacionada, e se o condutor sofrer algum acidente. Neste caso, aciona os familiares, bem como socorro. O rastreamento tornado possível pelo ECO-V também possibilita identificar furtos e roubos da moto ou da bateria.
Fundada em 2017, a Voltz lançou a EV1, primeira scooter elétrica do Brasil em novembro do ano passado. Este modelo inicial foi lançado com uma bateria e autonomia de 60 quilômetros, chegado a 60 km/h. A scooter também ganhou um upgrade nesta semana, a EV1 Plus, que tem duas baterias, chega a 80 km/h e roda até 120 quilômetros.
O valor total do mercado global de motocicletas e scooters elétricas deve ultrapassar US$ 14,29 bilhões até o final de 2027, segundo pesquisa da Transparency Market Research.
Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC e outros.