Zapay dá dicas do principais golpes em compras de carro pela internet

Comprar um automóvel pela internet pode ser uma boa opção, mas é preciso estar atento aos golpes.

Para evitar prejuízos, a Zapay, fintech de tecnologia e pagamento de débitos veiculares traz informações para saber como se proteger e não ser vítima de criminosos.

A Zapay alerta sobre a importância de pesquisar bem, desconfiar de ofertas muito baratas, não fazer pagamentos antecipados, verificar a procedência do carro e conhecer o vendedor.

O mercado de carros seminovos e usados está aquecido. Mais de 2,4 milhões foram vendidos até março de 2023, o que representa uma alta de 31,28% nesse setor, segundo dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

Comprar um automóvel pela internet pode ser uma boa opção, mas é preciso estar atento aos golpes. Para evitar prejuízos, a Zapay, fintech de tecnologia de pagamento de débitos veiculares, traz informações para que você não seja mais uma vítima desses criminosos. Saiba quais são os principais golpes em compras de carro pela internet:

1 Clonagem de anúncios

O golpista copia as fotos e informações de um carro que já está sendo anunciado por uma pessoa ou loja e cria um novo anúncio na internet com um preço muito abaixo do mercado. Quando o interessado entra em contato, ele inventa uma desculpa para não mostrar o carro pessoalmente e pede um depósito antecipado para reservar o veículo.

2 Pedido de sinal

O golpista publica uma oferta vantajosa e quando aparece alguém interessado em ver o carro, pede que ele deposite um sinal, alegando que há vários outros compradores. Depois do depósito, ele some e o consumidor perde o dinheiro.

3 Golpe do funcionário da montadora

O golpista se passa por um funcionário de uma montadora e diz que tem acesso a carros novos e/ou seminovos com descontos especiais. Ele pede um depósito antecipado para garantir a compra e depois desaparece.

4 Contemplado no consórcio

O golpista diz que foi contemplado em um consórcio e que está vendendo a carta de crédito por um valor menor do que o do mercado. Ele solicita um depósito antecipado para transferir a carta e depois some.

5 Carros maquiados

O golpista vende um carro com problemas mecânicos ou documentais. Mas esconde os defeitos ou as pendências. Ele pode usar truques como pintura nova, peças falsificadas ou documentos adulterados.

Então como se proteger?

– Desconfie de ofertas muito vantajosas

Fique atento se o preço do carro estiver muito abaixo do valor de mercado. Esse pode ser um sinal de fraude. Pesquise a tabela Fipe e compare com outros anúncios similares.

– Não faça pagamentos antecipados
Nunca deposite dinheiro na conta do vendedor antes de ver o carro pessoalmente e conferir todos os documentos. Prefira sempre pagar na hora da entrega ou por meio de serviços seguros de intermediação financeira.

– Verifique a procedência do carro
Antes de comprar, é recomendado fazer uma vistoria no carro para checar as condições mecânicas e estruturais. Verifique também se há multas, impostos ou financiamentos pendentes. Peça a nota fiscal, o manual, a chave reserva e o comprovante de revisões.

– Conheça o vendedor
Pesquise informações sobre o vendedor, como nome, telefone, endereço e redes sociais. Se possível, visite a loja ou a residência dele. Desconfie se ele mudar de número ou de conta bancária durante a negociação.

Sobre a Zapay

A Zapay é uma fintech com o propósito de facilitar a vida dos proprietários de veículos. Por meio do app, motoristas podem consultar débitos de trânsito e realizar pagamentos de multas, impostos e IPVA. Fundada em 2017, a startup já ajudou mais de 12 milhões de motoristas a consultarem seus débitos veiculares. Dentro do setor, é a empresa com a maior quantidade de parcerias, como Picpay, Sem Parar, Veloe, Porto Seguro e Serasa.

A Zapay é a empresa que tem a mais completa cobertura nacional de consultas a débitos veiculares. É integrada aos DETRANS de todos os estados brasileiros, e também credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Em 2021 recebeu aporte de R$7,5 milhões, em rodada seed liderada pela DOMO Invest, e segue seu plano de se tornar o primeiro Unicórnio do Cerrado até 2024.

Principais golpes em compras de carro pela internet

 

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.