Sistemas multimídia distraem demais os motoristas, mostra estudo

Pesquisa diz que, mesmo com recursos como comando de voz e ausência de botões, centrais tiram foco do trânsito por período considerado perigoso.

Centrais multimídia distraem demais os motoristas, diz estudo

Centrais multimídia distraem demais os motoristas, diz estudo

Navegador, wi-fi, bluetooth, leitor de mensagens de texto, agenda telefônica… Cada vez mais repletos de funções, os novos sistemas de entretenimento dos carros tiram a atenção dos motoristas por tempo potencialmente perigoso, concluiu um estudo da AAA, fundação pela segurança no trânsito, e a Universidade de Utah, nos Estados Unidos.

Veja como foi a pesquisa:

  • 30 modelos de carros ano 2017 vendidos nos EUA foram avaliados;
  • 120 participantes de 21 a 36 anos foram monitorados usando as centrais multimídia desses veículos;
  • eles foram orientados a usar comandos de voz, telas sensíveis ao toque e outras tecnologias para fazer chamadas, mandar mensagens de texto, sintonizar o rádio e programar um destino enquanto dirigiam.

A conclusão foi que os motoristas ficaram visualmente e mentalmente distraídos por mais de 40 segundos, completando tarefas. Tirar os olhos da via por apenas 2 segundos dobra o risco de colisão, diz um estudo anterior da fundação.

O que você acha das centrais multimídia dos carros?

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O estudo avaliou que as centrais multimídia de 12 exigem alto grau de atenção do motorista, tirando o foco principal, que é o trânsito. Nesta categoria aparecem Honda Civic Touring e o Tesla Model S (veja a lista completa ao fim da reportagem).

Em nenhum dos modelos, o esforço exigido foi considerado mínimo.

Sistema de navegação é o que mais distrai os motoristas, diz estudo (Foto: Divulgação AAA)

Sistema de navegação é o que mais distrai os motoristas, diz estudo (Foto: Divulgação AAA)

A programação do sistema de navegação, que indica o melhor trajeto a ser percorrido, foi a tarefa que mais distraiu os participantes.

A 40 km/h, um carro pode percorrer a distância de 4 campos de futebol durante o tempo que o motorista leva para inserir um novo destino no navegador, sem dar atenção ao trânsito.

O estudo observou que os sistemas de 12 dos 30 carros avaliados permitiam programar a navegação com o veículo em movimento.

Para a fundação, os carros de 2017 estão muito mais complexos em termos de tecnologia do que os de 5 anos atrás. “Os motoristas querem tecnologia segura e fácil de usar, mas muitos recursos acrescentados aos sistemas atuais são complicados emais e, algumas vezes, frustrantes”, diz Marshall Doney, presdidente da AAA. Essa frustração também pode levar à distração.

Pesquisa mapeou o quanto de atenção visual e mental o sistema multimídia exigia do usuário (Foto: Divulgação AAA)

Pesquisa mapeou o quanto de atenção visual e mental o sistema multimídia exigia do usuário (Foto: Divulgação AAA)

Tem a função? Não use

“Alguns sistemas incluem funções que não ligadas à tarefa de dirigir, como envio de mensagens, checagem de redes sociais e navegação na internet. Isso não devia estar sendo feito ao volante”, continua Doney. “As montadoras precisam visar a redução das distrações, criando sistemas que não exijam mais da visão e da mente quanto ouvir o rádio ou um audiobook.”

O AAA estuda este assunto desde 2013, com o objetivo de ajudar as fabricantes de carros e os desenvolvedoras a melhorar a funcionalidade dos sistemas e reduzir a atenção exigida dos motoristas para o uso.

Para os pesquisadores, a maioria dos sistemas testados poderia se tornar mais segura simplesmente seguindo recomendações do governo feitas em 2012, como desativar o envio e recebimento de mensagens e a navegação quando o carro estiver em movimento.

“O AAA adverte os motoristas que não é porque o recurso está disponível que é seguro usá-lo. Essas tecnologias deveriam ser usadas em casos de urgência ou emergência relativa a assuntos ligados à direção.”

Não é porque o recurso está disponível que é seguro usá-lo (Foto: Divulgação)

Não é porque o recurso está disponível que é seguro usá-lo (Foto: Divulgação)

Veja o nível de atenção exigido pelos sistemas avaliados no estudo*:

Exige nível baixo de atenção

Nenhum modelo

Exige nível moderado de atenção

Chevrolet Equinox LT

Ford F250 XLT

Hyundai Santa Fe Sport

Lincoln MKC Premiere

Toyota Camry SE

Toyota Corolla SE

Toyota Sienna XLE

Estudo teve 120 participantes e 30 modelos de carros vendidos nos EUA (Foto: Divulgação)

Estudo teve 120 participantes e 30 modelos de carros vendidos nos EUA (Foto: Divulgação)

Exige alto nível de atenção

Cadillac XT5 Luxury

Chevrolet Traverse LT

Dodge Ram 1500

Ford Fusion Titanium

Hyundai Sonata Base

Infiniti Q50 Premium

Jeep Compass Sport

Jeep Grand Cherokee Limited

Kia Sorento LX

Nissan Maxima SV

Toyota Rav 4 XLE

Exigem nível muito alto de atenção

Audi Q7 QPP

Chrysler 300 C

Dodge Durango GT

Ford Mustang GT

GMC Yukon SLT

Honda Civic Touring

Honda Ridgeline RTL-E

Mazda3 Touring

Nissan Armada SV

Subaru Crosstrek Premium

Tesla Model S

Volvo XC60 T5 Inscription

* Versões vendidas nos Estados Unidos.

NO BRASIL: G1 avaliou centrais multimídia dos carros nacionais

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 Fonte: G1
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