Vaquinha virtual faz carro elétrico catarinense sair do papel

car ele

Um grupo de engenheiros e empreendedores de Florianópolis (SC) conseguiu arrecadar R$ 75 mil para construção de um carro elétrico. Com o nome de PodCycle, o modelo terá motor de 50 kW (68 cv) com autonomia de até 100 km e velocidade máxima de 100 km/h.
O compacto terá apenas 2,6 metros de comprimento, capacidade para levar dois ocupantes e porta-malas de 200 l. A expectativa é fazer os testes finais em maio e colocar o carro para experimentação em julho.
Até 2017, o grupo espera ter mais unidades fabricadas para iniciar um serviço de compartilhamento na cidade.
Correção: Ao contrário do que dizia o título anterior desta nota, o PodCycle não é primeiro carro elétrico brasileiro. Outros projetos nacionais já saíram do papel, como o minicarro JAD , idealizado em 2011 pelo gaúcho João Alfredo Dresch e que, inclusive, circula pelas ruas de Lajeado (desde o ano passado com autorização dos órgãos de trânsito); o Palio Weekend, desenvolvido em 2006 pela Itaipu Binacional para rodar dentro e fora da usina hidrelétrica, em Foz Iguaçu; e o Gurgel Itaipu, lançado no Salão de São Paulo, em 1974, que serviria de base para o furgão E400, feito em pequena escala também pela empresa paulista Gurgel.
 
Fonte: Gazeta do Povo

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.