Detran-CE passa a oferecer emplacamento e transferência via Internet

O Detran passou a ofertar o processo do primeiro emplacamento e transferência de veículo pela página do órgão na internet. O serviço pode ser acessado mediante nota fiscal eletrônica de compra. Os usuários devem preencher o número do chassi do veículo, registrado na nota fiscal (o procedimento não pode ser realizado sem que tenha sido emitida nota fiscal eletrônica).

Na Central de Serviços, o cidadão clica em Veículos e acessa o emplacamento de veículo novo (zero km), optando por uma entre as duas categorias: particular e aluguel. Depois, o usuário deve digitar o número do chassi para que todos os dados do veículo apareçam. Serão mostradas as duas categorias do lado esquerdo da tela (particular e aluguel).

O sistema apresenta 10 opções de numeração de placa. A numeração específica de uma placa pode ser feita com o pagamento de uma taxa de R$ 265,98. Com a confirmação, são relacionados os itens dos serviços com seus respectivos valores e somatório.

A etapa seguinte é a impressão dos seguintes documentos: 1-número do protocolo de atendimento; autorização para confecção da placa e tarjeta: extrato de pagamento das taxas dos serviços do Detran e extrato de pagamento da taxa do seguro DPVAT.

O proprietário deve aguardar que os pagamentos quitados sejam registrados no sistema. O processo pode ser acompanhado pela página do Detran, na opção VEÍCULO. No item DETALHAMENTO, haverá uma indicação verde para os itens já finalizados e uma indicação na cor preta para os que ainda não foram finalizados. Com a indicação verde para todos os procedimentos, o proprietário poderá se dirigir a uma unidade do Detran para, presencialmente, levando original e cópia simples da Identidade, CPF e comprovante de endereço, fazer a conclusão do processo, com os três últimos itens: vistoria, recebimento do documento de licenciamento e registro (CRLV e CRV), e fixação das placas e selagem da placa traseira.

Transferência

Apenas proprietários de veículos registrados em qualquer um dos 184 municípios cearenses podem usar a página do Detran na Internet para fazer transferência de veículos. Segundo o Detran, deve existir a comunicação eletrônica de venda ativa no cartório, também chamado de DUT eletrônico, sem solicitação de mudança de suas características e sem necessidade de ser feita a inspeção do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Sinav).

SERVIÇO

Manual de Atendimento pela Internet

Fonte: Redação O POVO Online – 24/11/2016 | 10:34

plugins premium WordPress
Receba as últimas notícias

Assine a nossa news gratuitamente.
Mantenha-se atualizado com
as notícias mais relevantes diretamente em seu e-mail.